;

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Em últimos suspiros, Meio Ambiente pede socorro

Passados onze meses da patética Conferência de Copenhague sobre Mudanças Climáticas pouca coisa mudou. O que deveria ter sido projetado calmamente durante 2010 com diversos encontros para uma solução correta para todos pelo visto travou, muitos até dizem que se algo mudou foi para pior.
Algumas semanas atrás mais de 3 mil representantes de diversos países se reuniram em uma curta reunião na cidade de Tianjin, na China, para tentarem começar a negociar antes do encontro de Cancún, no México, entre 27 de novembro e 10 de dezembro.
Em 2009, representantes de 193 países se encontraram em Copenhague para abanar para o mundo as folhas de um rascunho pós-Kyoto. Os maiores poluentes, Estados Unidos e China, só aceitavam um Acordo e apenas trocavam acusações, resultado? Um pacote de folhas formuladas durante a conferência que nem mesmo a ONU sabe o que fazer com ele.
Agora nomeada de COP 16 a conferência tentará , mais uma vez, dar solução aos claros riscos das atuais emissões de carbono desenfreadas, já que o raquítico Protocolo de Kyoto está em seus últimos suspiros.
Para os mais curiosos citamos algumas mudanças realizadas desde o COP 15:
- Os Estados Unidos engavetou o projeto de lei do clima proposto por Barack Obama, aquele que pregava apenas pequenos avanços para salvar o mundo;
- A Europa, ainda em crise, continua como aquele aluno no colégio que se encolhe na carteira e torce para o professor não lhe dirigir uma pergunta, porque não sabe a resposta.
- Os movimentos ambientalistas demonstram-se desnorteados. Antes pressionavam com todo vigor, mas agora temem que a pressão acabe de destruir tudo.. Mas que tudo?
Cancún NÃO PODE repetir Copenhague, muitos acreditam que repetirá e a decisão será empurrada para o COP 17 em 2011, na África do Sul. Se Tianjin e Cancún naufragarem, não há plano B ainda e o mundo continuará navegando em um assunto sem fim.
Em clima de conferência os artistas Robert Graves e Didier Madoc-Jones criaram uma exposixão de um suposto futuro catastrófico, confira:
1- Os cavalos da Guarda Real foram substituídos por camelos, que suportam melhor o calor:
2- Os jardins de Westminster foram tomados por plantações de arroz, para lidar com a escassez de alimentos:3- Com a elevação do nível do mar, Piccadilly Circus virou uma lagoa calma, com vitórias-régias e turbinas de vento:4- O carnaval do bairro de Notting Hill só pode ser visto nas ruas com a ajuda de poderosos protetores solares, que deixam todos azuis:5- Trafalgar Square e o centro histórico de Londres se transformam em favelas de refugiados. Os londrinos passam a morar no subúrbio:

Nenhum comentário: