;

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Cultura Multinacional: Fabrica de Loucuras

Com o mundo globalizado no auge de sua criação e as multinacionais criando seus grandes filhotes em volta do mundo, questiona-se se tudo é tão bonito quanto soa aos ouvidos da sociedade.
Em minha visão isso não passa de uma grande utopia, outrora, contatando um networking da cidade de Uberaba-MG, este veio a me dizer que recentemente instalou-se na cidade uma enorme empresa japonesa. O problema é que poucos estão preparados ou interessados a trabalhar em tal organização devido à cultura em que precede as diretrizes da empresa. Mensalmente uma quantidade imensa de funcionários desliga-se da empresa. O motivo? Salários Baixíssimos, Costumes Diferentes, entre outros.
A partir deste relato pensei em indicar que assistam ao filme intitulado ‘A Fabrica de Loucuras’ ou ‘Gung Ho’, mais uma super produção do diretor: Howard.
Fabrica de Loucuras deixa de forma explícita Princípios Administrativos como: talento profissional, decisão e iniciativa, objetivos, liderança, equipe, cultura organizacional.
Ao longo do filme é traçado um comparativo entre as características culturais nas empresas japonesas e norte-americanas, bem como a importação de técnicas tidas como responsáveis pelos desempenhos espetaculares das empresas nipônicas. Uma verdadeira febre toma conta de companhias norte-americanas para construir um simbolismo organizacional evidenciado em ginásticas nos pátios e estacionamentos, rituais coletivos de culto a organização, bandeiras, slogans, celebrações grandiosas em estádios de futebol, missões e visões etc.
A fábrica de automóveis de Hadleyville localizada em uma pequena cidade americana é fechada, um pânico generalizado toma conta do lugar, pois a maioria dos habitantes trabalha na fábrica. Até que o funcionário Hunt Stevenson (Michael Keaton) vai até Tóquio, na tentativa de convencer os japoneses a assumirem a fábrica. A missão é um sucesso, mas os problemas e trapalhadas começam a se multiplicar quando os nipônicos insistem em implantar seu sistema de disciplina férrea, horários rígidos e exercícios matinais, pois, como os métodos de trabalho oriental e ocidental são bem distintos, um choque cultural se torna inevitável.
O filme leva essa temática de sucesso cultural para as telas e ser exibido em empresas e faculdades de administração seria muito interessante. É um filme bem antigo, porem, demonstra fatos super atuais, e também é uma ótima indicação aos iniciantes na língua inglesa devido a linguagem fácil.
Mikel é um excelente ator e outro grande sucesso dele é o papel de Bruce Wayne, indenidade secreta de Batman, no filme sobre o super-herói. Choveram protestos dos fãs-clubes do homem-morcego, mas o fato é que "Batman" (89) arrecadou US$ 250 milhões só nos Estados Unidos, valor este que seus sucessores ao posto de homem-morcego jamais conseguiram alcançar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sabe aquela conversa sobre cidadania, fazer um Brasil melhor, que a gente acha muito bonita, mas, quase sempre, por falta de tempo, acabamos deixando de lado? Vamos mudar essa história.
O site Um Brasil de Cidadania, desenvolvido para a Ação Global do SESI, vem justamente criar um jeito prático para que cada um faça sua parte.
Uma foto, um vídeo, uma simples frase, coisas do dia-a-dia, cada coisa tem seu valor na construção de um Brasil com mais cidadania. Nossa missão é estimular as pessoas a mostrarem como têm colaborado. E isso pode ser mais fácil do que parece. Existem duas formas de contribuir. A primeira é adicionar tags específicas às fotos do Flickr , posts no Twitter e vídeos do YouTube ligados ao tema (conforme exemplo em anexo) e eles serão mostrados no site da ação. E a segunda é contribuir no próprio site, deixando seu depoimento. Para entender melhor como funciona, visite http://www.umbrasildecidadania.com.br/?name=Blogs&V107
As tags para vídeos, posts e fotos são: cidadania, caridade, voluntariado, voluntário, beneficente, doação, donativos, SESI, ONG, “Ação Global”, "ação social", "ajuda ao próximo", "responsabilidade social", "serviço comunitário", “brasil de cidadania”.
Obrigada por contribuir por um Brasil com mais cidadania.

Anônimo disse...

Já assisti esse filme e é muito boa indicação para quem está atuando na área de administração, gostaria de revê-lo, mas estou encontrando muita dificuldade em conseguir uma cópia desse filme, alguém poderia me indicar um local para compra ??

Anônimo disse...

OLá, este é um ótimo filme para quem está na área de administração, mas infelizmente é muito difícil encontrálo para compra, alguém saberia me indicar como posso adquirí-lo?