;

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sim ao Futebol-Arte

Uma partida de futebol, a meu ver, sempre foi muito além de marcar gols. Em 1958 o francês Gabriel Hanot, durante a copa do mundo na Suécia, criou uma expressão que já atravessa mais de meio século, o futebol-arte.
Assistir um jogo de futebol envolve lances mágicos, dribles espetaculares, finalizações criativas. Entre as grandes estrelas que despertaram e despertam no futebol nacional e internacional sua valorização se deu pelo futebol-arte.
Robinho com suas fantásticas pedaladas, Ronaldo com seu jogo de cintura, Ronaldinho gaúcho com seu futebol empolgante, o argentino Messi com sua desenvoltura, assim como Cristiano Ronaldo, Kaká, Ibrahimovic(Inter), Drogba(Chelsea), etc esses são um dos poucos que despertaram e se superavaliaram financeiramente. E tomara que quanto mais ganhem mais joguem, pois, são esses que tornam o futebol mais divertido.
No entanto no Domingo, 26-04, uma cena deplorável materializou-se aos olhos de todos que acompanhavam o empate em 2 a 2 entre o Flamengo e Botafogo. O meia botafoguense Maicosuel em belíssimo lance encenou uma jogada perfeita sobre o lateral-esquerdo Juan do Flamengo deixando-o atônito. Este como
revide imediatamente aplicou falta violenta sobre o meia e cometida a falta com o dedo em riste Juan proferiu xingamentos e ameaças contra o jogador e o resultado? Apenas um miserável cartão amarelo.
Ora em que pocilga está a moral do futebol? Um cartão amarelo e provavelmente uma longa suspensão que será cancelada após um ou dois jogos (como já se tornou de costume).É necessário verdadeiras sanções, penas que realmente doam aos infratores.
Conto com a contribuição em postagens de todos os leitores desta matéria em prol do futebol-arte afinal certamente todos aplaudiram ao ver Ronaldo brilhando na mesma data contra o santos.
Conto com vocês.

24 comentários:

Silvio Lourenço disse...

Olá,
obrigado por sua visita ao Canto do Caracol.
Eu não acompanho o programa di Justus, mas de fato é muito interessante a maneira coo os candidatos são confrontados.
A realidade muitas vezes é chocante.

Abraço e sucesso.

Renan Turra Silva disse...

Belo post. Parabéns! Renan Silva - www.olhaochute.blogspot.com

Net Esportes disse...

Olá, muito obrigado pela visita.

O seu blog tb está ótimo, grandes textos e excelentes matérias....

um abraço
boa sorte e sucesso por aqui
até

Clítia Milagres disse...

Com certeza, futebol é acima de tudo magia e alegria. A punição pra aqueles que não entedem ou são vítimas do futebol arte tem que ser maior. Punir quem pratica o futtebol arte é o cúmulo. Humilhação???? Não...espetáculo!!!!

Glórias ao futebol arte!!!!!
Não á violência!!!

DêJota disse...

concordo... acho que ele deveria ser punido sim, Juan já demonstrou em outras oportunidades que se acha o imbatível... reclamou até de ter que correr nos treinamentos!!!

Vinicius Duarte disse...

é, mas esse negócio tá ficando bem comum nesse mundo de "politicamente correto"...

Vinicius Grissi disse...

Abaixo aos brucutus.
Queremos de volta os dribles, o bom humor, o deboche no futebol. Faz parte da beleza e da magia deste esporte, cada dia mais sem graça.

Gremista Fanático disse...

Ai cara, muito obrigado pela visita e comentario em meu blog, gostei do texto, algumas coisas precisam mudar urgentes no futebol, essa atitude do Juan com certeza é reprovavel e ele tem que ser punido pra se tornar exemplo a não ser seguido, valeu.
Saudações do Gremista Fanático

Susana disse...

Olá, Sebastião, vim conhecer seu blog e retribuir a visita. Volarei outras vezes. Um abraço da Susana.

warley.morbeck disse...

Juan é todo metido a esquentadinho.

Warley Morbeck
Flamengo Eternamente

Diano Albernaz Massarani disse...

Olá amigo! Valeu pela visita lá no meu www.futebolarj.blogspot.com. Pode contar sempre com minha presença por aqui, pois quando se fala em futebol eu sempre estou por perto. Quanto a questão do Juan, vou fazer um rápido comentário. Acho que a mídia em geral está exagerando nas críticas ao Juan. Muitos dizem que ele perdeu a cabeça no lance, porém acredito que ele estava em plena consciência. Sua atitude foi apenas uma maneira de intimidar o genial Maicosuel. Correta? Nunca, mas entre seu xilique e as incontáveis faltas cometidas pelo Willians, sobre o mesmo Maicosuel, acredito que as infrações do volante foram mais agressivas ao futebol-arte. Uma rápida história. Na época do Vasco Campeão Carioca de 1977, a lendária defesa formada por Orlando, Abel, Geraldo e Marco Antônio, permaneceu os 18 últimos jogos do torneio sem sofrer nenhum gol. Uma das táticas da chamada "Barreira do Inferno"? Abel Braga (o mesmo que hoje é técnico) marcava no gramado, com seus pés, uma linha. Em seguida, avisava ao atacante adversário que se ele passasse dali, a situação ficaria negra. Acreditem, muitos eram os que pipocavam. Foi isso que Juan tentou fazer com Maicosuel. Intimidação. Repito. Não acho correto. Porém, se forem puní-lo por isso, todo jogador que xingar o outro em campo deve ser punido também.

Uelton Gomes disse...

Valeu pela visita.

Futebol arte sempre.


Abraços

Nakano disse...

Muito bom a matéria sobre o futebol-arte e eu apoio isso, mas há alguns jogadores que acham esse "estilo" uma zuação.
Obriagado pela visita ao meu blog e que continuem postando notícias interesantes.
Sempre quando tiver uma assim deixe um recado no meu blog.
www.saopaulominhavida.blogspot.com

Resiliente disse...

Obrigada pela visita ao meu blog e volte sempre.

Seu blog é muito bom, parabéns. Eu escrevo para 4 blogs e 1 site de esporte. Futebol é emocionante.

Abraços

Santa Cruz de Pelotas disse...

Parabéns pelo blog a partir de hoje o Santa Cruz de Pelotas e o Rotary Clube Centenário ira acompanhar o seu trabalho

Willon Trotte Fragoso disse...

Gostei de seu blog... Obrigado pela visita no meu!
gostaria que pudesse colocar o link do meu blog aki..
Atenciosamente,
Willon Trotte Fragoso
www.bolanoplaneta.blogspot.com

Missão África disse...

Muito obrigado pela visita ao Missao Africa, fiquei muito grato. Parabens pelo blog e pela materia sobre o futebol arte.Infelizmente algumas pessoas, hoje em dia, acham que jogar bonito com belas jogadas e desrespeito ao adversario.

Obs: Me desculpe por nao ter escrevido com acentos. E que o meu teclado esta louquinho...Abs!!!

Srta Butterfly disse...

Concordo plenamente , o futebol arte, não pode ser estragado com animais que acham que tudo pode ser resolvido com pontapés, carrinhos e afins...Falta atitudes severas das organizações, FIFa futebol não é só ganhar dinheiro...

Beijos poéticos...

MarcosVP disse...

Belo texto. Concordo plenamente. Abs.
MarcosVP

Blu disse...

Falaê, companheiro! Obrigado pelo comentário no cornetao.blogspot.com

Minha opinião sobre o post é totalmente paralela a sua. Uma vergonha o que o Juan fez e, mais vergonha ainda, não ter sido expulso.

Um abraço!

Se topar algum tipo de parceria ou simplesmente likar os blogs, é só comentar lá!

Brasil Empreende disse...

salve salve futebol arte

Danilo Taveira disse...

Primeiro, valeu comarada pela visita ao mu blog, espero que volte e comente outros textos. Agora, sobre esse lance foi simplesmente antológico, um drible lindo, do único jogador, na minha opinião, dos dois times que sabe jogar realmente futebol. Porém, infelizmente a arbitragem fraquejou, só espero que não se iniba o futebol arte e que essas jogadas sejam cotidiano em nosso futebol, pois tornaram-se raras.

Abraços.

Alisson Freitas disse...

o mundo ainda tem grandes jogadores que fazem um futebol bonito como Riquelme, Ricardo Quaresma, Ribery, Henry e muitos outros.. mais alguns acham que jogada bonita é sinal de derespeito...
lamentavel...

otimo blog vou add aos meus..

abrço

Anônimo disse...

[i]interesting, i will come back later on[/i]