;

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mais uma do Super-Chávez

O presidente Venezuelano, Hugo Chávez, ordenou, nesta terça-feira (29-07), a retirada de seu pessoal (embaixador e diplomatas venezuelanos) da Colômbia e suspendeu as relações diplomáticas com o país após uma acusação feita pela Colômbia sobre desvio de armas.
Chávez acusa a Colômbia de “irresponsabilidade” ao alegar desvio de armas suecas adquiridas pelo Exército da Venezuela encontradas com a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
A tensão entre os dois países vem se alastrando desde o acordo da Colômbia com os Estados Unidos sobre a montagem de três bases militares norte-americanas na Colômbia.
A Colômbia afirmou, nesta
segunda-feira, ter capturado armas usadas por guerrilheiros das Farc e alegou que o armamento foi produzido na Suécia e vendido à Venezuela na década de 80. Imediatamente o governo sueco pediu explicações a Chávez sobre como as armas foram parar nas mãos dos rebeldes.
Analistas acreditam que o congelamento das relações bilaterais pode causar um impacto negativo em diversos setores da iniciativa privada colombiana, assim como nos consumidores venezuelanos. Desta forma, empresários consideram a perda do mercado venezuelano um grande problema para alguns setores colombianos e aumentaria ainda mais o nível de desemprego.
Porém a Venezuela também pode sofrer grande efeito com essa ruptura. Qualquer mudança poderá gerar complicações a curto prazo, uma delas o aumento dos preços de alimentos.
Pelo visto Hugo Chávez logo logo não terá apoio de mais nenhum país sul-americano, se tiver ainda...

Nenhum comentário: