;

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Clima entre Rússia e Georgia volta a esquentar

O governo russo ampliou, nesta terça-feira (04-07), o nível de prontidão de suas tropas na Província separatista georgiana da Ossétia do Sul, após supostas “provocações” por parte da Geórgia.
O anúncio da medida acontece às vésperas do aniversário de um ano do início da ofensiva russa contra a Geórgia, que será na próxima sexta-feira.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Nesterenko, afirmou que a medida tem o objetivo de impedir uma possível “escalada” de violência na região. A situação é desagradável em virtude de o governo russo alegar que vilarejos da Ossétia do Sul têm sido atingidos por tiros de morteiro.
Já a Geórgia nega a acusação e afirma que a medida russa é que é uma provocação e acusa a Rússia de mover seus postos de controle de fronteira para dentro do território georgiano.
O Início do Conflito:
O conflito teve início em 7 de agosto do ano passado, quando a Geórgia tentou retomar o controle da Província separatista da Ossétia do Sul, onde boa parte da população tem origem russa.
Em resposta, a Rússia lançou uma grande ofensiva armada que chegou a entrar em território georgiano.
Desde a guerra, a Rússia aumentou sua presença militar tanto na Ossétia do Sul quanto na Abecásia, outra região separatista da Geórgia que também teve sua independência reconhecida por Moscou.

Um comentário:

Daniel Savio disse...

Ainda há este conflito?

Pensei que havia sido resolvido de forma diplomatica (e nem está aparecendo mais na televisão)...

Os ratinhos foram massa, pois parece que estão fazendo as "atividades": cantando, brincando, etc...

Fique com Deus, menino.
Um abraço.