;

sábado, 29 de agosto de 2009

Unasul: Lula perde a estribeira e soca mesa

Nesta quinta feira os 12 países sul-americanos membros da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), mantiveram uma tensa reunião na cidade argentina de Bariloche para tentar amenizar a crise causada pelo acordo da Colômbia de permitir a instalação de sete bases militares estadounidenses.
O presidente colombiano, Álvaro Uribe, mostrou-se muito inflexível afirmando que ninguém poderia por em dúvida seu direito de firmar acordos com outros países para lutar contra crimes como o narcotráfico e o terrorismo, que são fortes no país do mandatário.
A reunião é tida como um marco importante para a América do Sul, pois foi a primeira vez que a região debateu sobre uma questão altamente polêmica, a presença militar de outros países na região.
O presidente venezuelano Hugo Chávez, contrário a construção das bases, leu vários parágrafos de um documento norteamericano que circula pela Internet e, afirmou, que o texto resume as necessidades estratégicas da Força Aérea dos Estados Unidos e do interesse em instalar bases em países distintos.
A anfitriã, presidenta argentina Cristina Kirchner(foto: á esquerda) apoiada pela presidenta do Chile Michele Bachelet(foto: à direita), tentou opinar possíveis soluções como detalhar o plano para a instalação das bases e enviar um Conselho Sul-Americano de Defesa para vistoriar a Colômbia.
A reunião ficou insuportável ao fim do dia quando Chávez esteve a ponto de jogar ao ar todo progresso de um dia de trabalho ao acusar de que paramilitares colombianos teriam tentado
matá-lo. Uribe exigiu provas e o clima ficou muito pesado. Foi nesse momento que Lula, inspirador da Unasul, deu um murro na mesa e exigiu que se encerrassem as acusações e enfrentamentos, afinal estava tudo sendo transmitido por diversos canais de televisão.

3 comentários:

Publicidade Esportiva disse...

opa..

te add aqui o/
faz o mesmo ?

Abraçossssss

http://publicidadesportiva.blogspot.com/

Luciano Mende disse...

Olá, excelente matéria. acrecentei seu banner em meu blog...confira.

http://www-copas.blogspot.com/

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, chega até ser hilário, mas por que Hugo se sentiu ferido a instalação de base?

Eu sei que é devido a maior proximidade estrategicas da bases americans, caso ocorram um ataque a Venezuela para retirar o Hugo Chaves seria bem mais facil...

Mas pensamos no seguinte, quantas ações dos paises sul americanos foram feitos de forma conjunta para "acabar" com o narcotrafico da região?

Que eu me lembre, não foi feito nenhuma ação que envolva um segundo pais, ou todos os paises sul americanos, no máximo foram feitos "campanhas" nacionais envolvendo as forças mantedoras da lei de cada pais...

Fique com Deus, menino.
Um abraço.