;

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Chiclete: Um novo ponto de vista!!!

Dizer que chiclete é para crianças é algo totalmente fora. Os adultos apreciam um chicle tanto como a garotada. Um fato que comprova esta hipótese é a criação de gomas de mascar que atenda à demanda dos mais velhos, como o chiclete sem açúcar, porém, sem esquecer dos pequenos lançando versões coloridas, recheadas e dos formatos mais variados.
HISTÓRICO: “Muito se discute sobre a origem do chiclete. Alguns autores
afirmam ter surgido entre os índios da Guatemala, mascavam uma resina extraída da árvore chicle (foto) para estimular a salivação. Outros, que o hábito veio dos Maias, no México, que mascavam uma goma obtida da látex que escorria de cortes de uma árvore conhecida como Sapota zapotilla. Também na Grécia antiga mastivam a resina de uma árvore chamada mastiche para lavar os dentes e eliminar o mau hálito.
Por volta de 1860 Antonio López de Santa Anna ( ex-presidente e general mexicano) levou para aos EUA norte uma resina cremosa (látex) a que chamavam chicle. Apresentou-a a Thomas Adams Jr, um fotógrafo e inventor nova-iorquino.
Após adicionar um pouco de licor às pastilhas Adams agradou em excesso sua clientela iniciando em 1863 a produção industrial quando o inventor iniciou a venda de pedaços de cera parafinada com alcaçuz. O nome "chiclete" veio do famoso Chiclets, um produto da ADAMS.
As grandes guerras mundiais levaram ao topo da fama mundial as pastilhas elásticas. Era tida como terapia relaxante para o stress diário e também para evitar o congelamento do maxilar durante as emboscadas noturnas.”
Considerado por tempos um vilão da boca por provocar cáries e visto como guloseima que atrapalha a dieta, finalmente começam a ver o chicle de um outro ponto de vista. Conheça verdades e mentiras do chiclete:
VERDADES:
Causa dor de estômago:
Se o chiclete é mascado por muito tempo e a pessoa está muitas horas sem se alimentar, irá estimular a produção de suco gástrico estomacal, que contém ácido clorídrico. A substância irá agir na parede do estômago, podendo causar dores.
Benefício para a higiene bucal: Ao ser mascada, a goma provoca uma limpeza superficial dos dentes. Porém não substitui a escova e o fio dental e nem remove a placa bacteriana.

Aliviar mau hálito: Efetua uma limpeza superficial renovando as células da boca. Porém é uma ação momentânea e não serve para todos. Quem tem problemas bucais, com o uso do chiclete, pode ficar com o mau cheiro acentuado.
Ação de fisioterapia: contra inflamação dos músculos ou abertura limitada da boca, minimiza o inchaço, fortalece a musculatura bucal e recupera os movimentos da mandíbula.
MENTIRAS:
Prejudica à dieta: Os chicletes, mesmos os que com açúcar, não são muito calóricos e até ajudam a enganar a fome. As gomas com recheios, devem ser evitadas, pois são mais calóricas. Um chiclete sem açúcar contém apenas 2,5 calorias por unidade.
Todo chicle provoca cárie: O açúcar é o grande causador da cárie. Assim, as versões diet e light ficam de fora dessa lista. Porém, alguns corantes e conservantes das gomas são feitos de amido e carboidrato, que se transformam em açúcar.
Clareamento dos dentes: Até as versões que prometem esse benefício não cumprem. As gomas contém pouco peróxido, substância clareadora, e não pode ser usada em altas concentrações por ser tóxico e queimar a gengiva.

3 comentários:

Daniel Savio disse...

Mas também, o chiclete é um doce, não uma ferramenta de limpeza bucal...

Mas adoro o chicletinhos, colocava um monte na boca e ficaba mastigando...

Fiquem com Deus, menino Brasil Empreendente.
Um abraço.

Antônio disse...

Obrigado.
Tb gostei do seu blog.
Tem notícias bem interessantes.
Já até te linkei no meu blog,
saudeeetc.blogspot.com

Abços!

Antônio disse...

Obrigado.
Tb gostei do seu blog.
Tem notícias bem interessantes.
Já até te linkei no meu blog,
saudeeetc.blogspot.com

abços!