;

sábado, 24 de outubro de 2009

China mostra fim da crise

Enquanto o mundo luta para sair da recessão, a economia chinesa da mostras de uma grande vitalidade. O PIB (Produto Interno Bruto) do país asiático cresceu 8,9% no terceiro trimestre graças aos planos de estímulo do governo e as cifras recordes na concessão de crédito bancário.
A capital Pequim se aproxima do objetivo pré-fixado de 8% de crescimento no ano, cifra necessária, segundo economistas, para garantir a criação de postos de trabalho suficientes e manter a estabilidade social. No
segundo trimestre, o PIB subiu 7,9% e no primeiro 6,1%.
A demanda estrangeira por produtos chineses, vital para a terceira economia do mundo, segue em queda e Li Xiaochao, porta voz estadista chinês, afirma que o governo insiste em expandir o consumo doméstico e fazer ajustes estruturais.
O governo aprovou ano passado um estímulo de 4 bilhões de yuans (390.500 milhões de euros) e 7,4 bilhões de yuans (722.500 milhões de euros) este ano para animar a atividade interna e compensar a baixa das vendas ao exterior.
O Conselho de Estado assegurou que o objetivo para os próximos meses é equilibrar a necessidade de manter um crescimento estável e relativamente rápido, à necessidade de ajustar a estrutura econômica e controlar as perspectivas inflacionárias.
A recuperação da China é considerada vital para ajudar os Estados Unidos e Europa a deixar a crise, porém muitos analistas afirmam que o papel do país asiático para ajudar a economia mundial é relativo, dado que depende, por sua vez, da recuperação exterior.

Nenhum comentário: