;

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Horário de Verão 2009-2010

A 36ª edição do horário de verão brasileiro (2009-2010) terá início próximo domingo, 18 de outubro, e se estenderá por 126 dias, até à zero hora do dia 21 de fevereiro de 2010. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora na passagem de sábado para domingo, à 0h, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e Distrito Federal.
O horário de verão é adotado nesta época do ano em virtude da demanda crescente por energia, do alto calor e do aumento da produção industrial para as festas de fim de ano. De acordo com estudiosos neste período os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, aproveitando por mais tempo a luminosidade do sol.
O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, empregado por Getulio Vargas, utilizado de forma descontínua. Desde 1931 à 1967 o horário foi empregado 11 vezes. Só em 1985 o horário passou a ser adotado sem interrupções.
O principal objetivo do Horário de Verão é a redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. Porém no Brasil a economia gerada pelo horário é muito baixo em relação a países do Hemisfério norte. No hemisfério norte o inverno costuma ser rigoroso e o Sol se põe bem cedo, levantando-se timidamente durante o dia. No verão ocorre o contrário: é comum ainda haver claridade por volta das 22 horas. É por isso que nesses lugares o horário de verão faz muita diferença.
Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território. Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o chamado relógio biológico das pessoas, principalmente das mais velhas, com prejuízos à saúde.

Nenhum comentário: