;

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Lula: O santo das causas imprudentes

Após lutar para que a atribulada Venezuela fizesse parte do Mercosul, manter apoio à longa crise de Honduras, agora Lula decidiu intermediar um novo embate, o Irã. A nova empreitada do presidente brasileiro é intermediar questões nucleares. O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, há algum tempo mantém um programa de enriquecimento de urânio, substancia utilizada para produzir bombas nucleares.
O encontro entre Lula e Ahmadinejad durou três horas. Em seu término, o mandatário brasileiro expressou que o país reconhece o direito de Irã a um programa nuclear “com fins pacíficos” sempre que seja acompanhado por respeito aos acordos internacionais.
Lula solicitou expressamente a Ahmadinejad que não cesse os esforços para ‘continuar os contatos com países interessados (as potências ocidentais) para uma solução justa e equilibrada à questão nuclear no Irã’.
O presidente brasileiro foi obrigado a se auto-defender de grupos judíos, direitos humanos e muito mais da população brasileira por ter marcado o encontro. Como defesa lula argumentou haver a necessidade de conversar com todos os atores para alcançar a paz no Oriente Médio.
O presidente Iraniano Mahmoud Ahmadinejad conquistou a ira da sociedade mundial ao negar o Holocausto e solicitar a destruição de Israel. No Río de Janeiro, praia de Ipanema, grupos de pessoas manifestaram sua desaprovação a presença de Ahmadinejad no país.
Lula acredita que o Brasil pode desempenhar um papel fundamental intermediando estas negociações. Nos últimos quinze dias Lula recebeu o presidente de Israel, Shimon Peres; a Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas; e o mandatário iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, três países conflitantes e com sérios problemas com a ONU.

Nenhum comentário: