;

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Feedback - Aprenda com você mesmo


Feed alimentar, Back voltar, o termo feedback é o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos. Podem ser interpretados de uma forma positiva ou negativa.
Ao reconhecer a própria vulnerabilidade, um realizador não se sente rebaixado ou incompetente. Pelo contrário: o profissional contribui decisivamente para a obtenção de um resultado melhor, tanto para ele quanto para o meio em que vive, refletindo também em seu ambiente de trabalho. Aceitar feedback é essencial. É um exercício de humildade que vale a pena, para quem consegue aproveitá-los. É um grande meio de aprendizado. Ver a mesma situação por um ponto de vista novo faz muita diferença.
Saber transmitir o feedback sobre o desempenho alheio é essencial para profissionais lideres de equipes. O feedback não é uma crítica, mas sim um apoio na conquista de melhores habilidades. Alguns pontos devem ser considerados, como: ser descritivo e não avaliativo; ser específico e não generalizado; ser compatível com as necessidades de ambas as partes, sem exaltar a importância do comunicador e diminuir o receptor; ser solicitado, e não imposto; além de transmitir as informações com clareza e no menor tempo possível.
Para quebrar a resistência natural de quem está sendo analisado, é aconselhável começar sempre por aspectos positivos para depois dizer em que a pessoa deve melhorar. É fundamental criar um ambiente apropriado e dedicar totalmente àquele momento evitando interrupções.

Nenhum comentário: