;

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Estratégia Esportiva – Versão: A águia e a galinha

A águia e a galinha é um livro do escritor Leonardo Boff que nos fará refletir sobre a atual atitude do time paulista Corinthians.
A obra conta a história de uma águia criada em um galinheiro. Assim, passou a agir como galinha. Não sabia que podia voar, alcançar lugares considerados inalcançáveis. Enfim, a águia se enraizou naquela realidade. Mesmo grande, forte, solene e pomposa, apenas ciscava.
Voltando a realidade tem-se um Corinthians que acaba de voltar da segunda divisão e contrata o jogador que foi o maior fenômeno dos tempos, Ronaldo Nazário. Enquanto para muitos como Emerson Leão, treinador do Atlético Mineiro, a compra do jogador é “um pepino”, para outros como Andrés Sánchez, presidente do Corinthians, a contratação de Ronaldo é uma excelente oportunidade.
Na atual circunstância todos os fatos levam a concordar com o pensamento de Andrés Sánchez, claro que existem motivos plausíveis para esta afiramação:
- Inicialmente, a contratação de Ronaldo atraiu os holofotes para o timão, gerando uma grande empolgação na torcida corintiana, e muita inveja por aí;
- Que Ronaldo jogue, ou não, o atleta poderá atrair novos patrocinadores para integrar ao uniforme e a conta do time,
- Em menos de um mês de contratação o fenômeno já creditou na conta do time 25.000,00 apenas com venda de camisas, e a direção afirmou que em 2009 haverão muitos lançamentos de produtos corintianos utilizando a figura de Ronaldo,
- Quando a bola chegar nos pés de do craque dentro da área é gol na certa.
Resta, agora, ao time conformar que é uma águia e não uma galinha e continuar pensando como águia. Esse todas as ações humanas são frutos de pensamentos, logo o timão será a águia, poderoso, que voa o mais alto e mostra a todos o seu poder. Enquanto isso as galinhas continuam sendo uma simples galinha, em sua rotina, pensando pequeno, ciscando, ciscando, cacarejando e dormindo antes de o sol se pôr, enquanto as águias (como Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Grêmio, Inter) disputam o lugar mais alto do futebol.

15 comentários:

Anônimo disse...

A contratação do Ronaldo foi um grande acerto da diretoria corinthiana. Ronaldo não precisa jogar, talvez nem jogue, mas o Corinthians já ganhou muito com ele e vai ganhar mais.
Parabéns pelo blog, muito bom.

Zêro Blue disse...

Por enquanto a contratação de Ronaldo é extremamente positiva e eu como fã do Fenômeno confio que ele poderá jogar e bem novamente. Será uma arma mortal do Corinthians.

Abraços e...

Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Rafael Amaral disse...

Ótimo blog o seu!
Gostei do texto... espero que o Cruzeiro seja uma águia no ano de 2009!
Vou colocar seu link no meu blog!
Abraços

http://blog-azul-cruzeiro.blogspot.com/

Manuela Fernández disse...

Me temo que no entiendo bien tu idioma, pero no impide que te felicite el Nuevo Año 2009 ¡¡¡¡¡¡¡¡

Anônimo disse...

Essa da galinha e a águia é mais um daqueles textos motivacionais que as empresas colam no mural do corredor. Ridículo. Tem uma do ganso que lidera o bando, patética também. Esses textos ficam mais emocionantes ainda quando alguém escreve no final: Autor descinhecido.
Quanto ao Ronaldo é difícil opinar. Torço pra que ele se recupere. Mas, tive o privilégio de ver Ronaldinho brilhar pro mundo com a camisa do Cruzeiro. Vi o meu time ser campeão com o maior jogador pós-Pelé. O Corínthians verá no máximo a sombra de um ex-fenômeno.
Acho também que ele foi desrespeitoso com o Flamengo. Clube que ele jurou amores, treinou, se recuperou, almoçou, tomou banho de graça, e depois se transfiriu sem avisar.
Abraços, Hugo Serelo.

Vinícios disse...

ja esta add como parcerio, falta sua parte

Anônimo disse...

A pesar de no hablar bien el idioma, se entiende perfectamente, me ha gustado la recomendacion del aguila y la gallina.

Un abrazo y feliz año nuevo.

Martin Gallego disse...

Feliz Navidad y mi deseo de Salud para el año próximo! Vuestro blog me ha parecido fantástico.
Un abrazo desde el otro lado del mar!

Unknown disse...

Um feliz ano novo para vocês, passei pelo blog e adorei, com certeza vou passar mais. um grande abraço do Fino

SAVIOMACHADO disse...

Sebastião. Vi seu blog e gostei muito também. Achei muito interessante o post sobre "A águia e a galinha". Não tinha passado pela minha cabeça o lado estratégico das equipes de futebol. Realmente é muito interessante esse ponto de vista.
Seu blog já está linkado no meu.
Terei o maior prazer de visitá-lo novamente. Obrigado pelos elogios.
Um grande abraço meu velho e sucesso em 2009. Espero encontrar muitos posts interessantes por aqui como este que acabei de ler.
SAVIOMACHADO

Felipe Maciel disse...

Por mais que ele seja um especialista em dar a volta por cima, sempre paira essa dúvida quando ele tenta voltar. Vamos ver se vinga mesmo...

E parabéns pelo blog, li outros posts também, é muito bom. Já indiquei em minha lista por lá.

abs

Gerson Sicca disse...

olá, obrigado pela visita ao Limpo no Lance.
Achei muito bom o teu blog, e voltarei mais vezes. Estás convidado a visitar o limpo no lance tb.
Particularmente, sou contra contratações midiáticas, apenas para ar um dinheiro imediato. Isso dificilmente funciona e mostra q o clube não tem planejamento. Uma coisa é contratar um jogador de fama q agregue ao grupo, como D´Alessandro, no Inter, q tb dá uma grana com a venda de camisetas. Outra é contratar um jogador q não que mais saber de futebol.
Mas, o futuro dirá se Ronaldo voltará aos bons tempos.
Um feliz 2009, com muitas realizações!

Brasil da Silva disse...

Tá adicionado no blog. Agradeço se adicionar também.

Anônimo disse...

Meu caro,
foi com prazer que vi que desse lado do Atlântico também se lê o

http://pontadalanca.blogspot.com/

Quanto à águia e a galinha é bem verdade.
Cá por Portugal quem tem a águia como símbolo é o Benfica que está há tanto tempo sem ganhar nada que quase está a virar galinha...
Um feliz ano de 2009 para todos.
JMFeijão

P.S. - Já adicionei aos favoritos...

Anônimo disse...

Por que nao:)