;

quarta-feira, 18 de março de 2009

Otan restabelece relações com Moscou

Após sete meses sem relações amigáveis entre EUA e Rússia a Otan anunciou este mês o restabelecimento de relações com Moscou. Os dois países não se comunicam desde a guerra entre Rússia e Geórgia, em agosto do ano passado.
O conflito foi originado após a Geórgia tentar retomar o controle das regiões separatistas, Ossétia do Sul e Abkházia que durante anos vivem sobre a tutela da Rússia. Logo após o incidente Moscou reconhece a independência dos dois territórios gerando grande revolta aos EUA, em especial G. W. Bush aliado da Geórgia.
O reatamento da relação EUA/Moscou impulsionado pelo governo de Obama objetiva integrar a Rússia nos esforços de alcançar ordem no Afeganistão. É evidente que Obama sabe que a Rússia é u mfator influenciador global e não possuir contato positivo com o país é uma ação muito ruim.
Além de atividades conjuntas no Afeganistão, Obama espera de Dmitri Medvedev, presidente da Rússia, parceria para conter as supostas ambições armamentistas e nucleares iranianas, as quais o país nega. Em contrapartida Obama propõe em troca rever o plano de instalação do escudo antimísseis no leste europeu, que Moscou vê como ameaça à sua segurança e uma inegerência em sua antiga área de influência (antigos membros da União Soviética). O escudo projetado por G.W. Bush prevê um radar na República Tcheca e uma bateria de mísseis interceptores na Polônia.

2 comentários:

*Silvia Alencar* disse...

Oi!!!
Passei aqui, para elogiar seu blog!!!
Sempre entro nele para ficar informada,rsrs!!!
Abraços...

Daniel Savio disse...

Dois gigantes, sendo que acaba sendo que nem notam que não há mais uma área periferica de influência, mas acho que se estes dois gigantes se juntarem, com certeza vai ficar mais facil o plano deles (em vez de ficarem perdendo tempo em lutar um com outro)...

Fique com Deus, galera.
Um abraço.