;

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Observatório Justus

A terceira tarefa de “O Aprendiz” foi anunciada na Academia de Serviços TAM e cada equipe teve a missão de desenvolver uma matéria jornalística com até três minutos de duração. Para avaliação foi analisado os critérios de qualidade, a execução e o conteúdo apresentado para Roberto Justus, Walter Longo e Claudio Forner (conselheiros) e a própria TAM.Karina (Maxxi) e Pedro (Best) comandaram os trabalhos de suas equipes.
O vice-presidente de finanças e a diretora de marketing da TAM acompanham Roberto Justus, e os conselheiros no dia da exibição dos trabalhos das duas equipes.
Na equipe Best o líder Pedro comete muitos erros e o vídeo da equipe se assemelha a um informe publicitário, e a insatisfação de Justus com o trabalho realizado é visível. Já a equipe Maxxi apresentou duas versões da matéria - uma com três minutos de duração e outra com apenas um e legendada - para elevadores, aeroportos e lugares onde o som não poderia ser ouvido.
No anúncio do resultado Justus dá a vitória a equipe Maxxi e avisa a Best que terão muito assunto na sala de reunião e que está profundamente decepcionado com o grupo.
Na sala de reunião é discutido o comportamento de todos e por fim, Pedro, Álvaro e Rebeca voltam para a segunda parte da sala. Pedro é demitido pela liderança desastrada e Justus recomenda ao grupo que mostre seu potencial ou terão sérios problemas com ele.


Brasil Empreende: Não há uma receita para fazer a matéria jornalísitica perfeita, mas pesquisamos e selecionamos regras básicas necessárias para garantir resultados de qualidade:
• Imparcialidade
Ser imparcial é atentar para todos os dados do acontecimento/matéria sem tomar partido ao escrever a matéria. É uma tarefa difícil para o jornalista, porque é normal que o ser humano siga uma determinada ideologia. Não é papel da matéria jornalística convencer o leitor sobre o que está “certo” ou o que é “melhor”: ele próprio vai decidir isso, depois de ler sua matéria, que deve trazer informações pertinentes para esta decisão. Isso não quer dizer que seu texto será seco e sem graça. Você pode chamar a atenção do leitor com: dados importantes, apontando detalhes curiosos, depoimentos, etc.
• Qualidade de edição
Saber escolher os detalhes mais importantes da matéria é tão importante quanto cuidar da qualidade da produção. Preocupar em falar detalhes irrelevantes apenas prejudicam. Trabalhar o estilo da matéria, podendo ser mais envolvente, mais sátira, mas sem exageros. Ilustrar a matéria com fotos e fatos importantes deixam a leitura mais agradável. Ter “bom senso” e ousar para conseguir um elemento diferenciado sempre é bem vindo.
• Entrevistas
Um dos pontos principais de uma reportagem são as entrevistas. Se você quer dar maior impacto à matéria é muito importante conversar com alguém que conheça bem o assunto. Talvez, ao conversar, seja necessário insistir para que o entrevistado toque em assuntos que vão incomodá-lo, porém ser cortez, gentil e educado isolam alguns maus sentimentos. Um entrevistador não é um “repetidor” do que os entrevistados falam. Portanto, depois da entrevista, lembre-se de conferir tudo o que foi dito, ouvindo outros lados da história, bem como procurando informações em documentos e publicações de credibilidade.
Seguindo esses passos sua matéria (quer seja escrita, apresentada em vídeo, etc) ficará bem mais bem estruturada.

Nenhum comentário: