;

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Em Qual China Acreditar???

Realmente o mundo é algo surpreendente e totalmente dependente da política. Mas e quando a política trabalha apenas em um foco e esquece outros?
Nenhum país melhor para exemplificar isso que a tão potente
China. A China hoje é considerada uma das 5 potências mundiais de acordo com os últimos cálculos do Banco Mundial. O país possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico é de quase 10% ao ano. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais. Entre os fatores que caracterizam esta forte economia está:
- A China é o maior produtor mundial de alimentos: suínos, grãos (milho e arroz);
- Aumento constante nos investimentos na área de educação, principalmente técnica;
- Altos índices de exportação;
- Controle governamental dos salários e regras trabalhistas. As empresas chinesas têm custo reduzido com mão-de-obra (salários são baixos) tornando os produtos do país os mais baratos do mundo;
- Investimentos altos em Infra-estrutura e mineração (minério de ferro, carvão mineral e petróleo);
- Entrada do capital internacional, em razão dos baixos custos de produção, mão-de-obra e mercado consumidor amplo;
- Incentivos governamentais e investimentos na produção de tecnologia;
- Um dos maiores importadores mundiais.
Ao mesmo tempo que vemos uma nação gigante e rica somos obrigados a tolerar as seguintes manchetes que circularam apenas esta semana mudo afora:
- As autoridades chinesas prenderam desde o último mês mais de 1,5 mil pessoas, de acordo com a imprensa local, pelo suposto envolvimento nos episódios de violência étnica entre a etnia han e a uigur que aconteceram na Província de Xinjiang.
Os conflitos entre as duas etnias chinesas tiveram início no dia 5 de julho durante um protesto contra a morte de dois uigures em uma briga no sul da China. De acordo com o governo chinês, 197 pessoas teriam morrido nos confrontos que se alastram por mais de mês e 1,7 mil pessoas teriam ficado feridas.
- Um novo tipo de peste que ataca os pulmões matou duas pessoas na China e obrigou o governo chinês a por 10 mil pessoas de quarentena nesta segunda-feira. Os casos da peste pulmonar, ou pneumônica, ocorreram na província de Qinghai, no noroeste do país. A cidade de Ziketan, próxima de Xinhai, onde vivem 10 mil pessoas, foi totalmente isolada. Autoridades confirmaram que dez pessoas estão infectadas no local.
A doença é causada pela mesma bactéria que causa a peste bubônica, praga que matou cerca de 25 milhões de pessoas na Idade Média (Foto: roupa de proteção usado pelos médicos durante a Idade Média quando visitavam doentes vítimas da Peste Bubónica). A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa através da respiração.
- De acordo com estudo recente cerca de 13 milhões de abortos são realizados por ano na China, desta forma o alto número de abortos é uma fonte de preocupação no país. A China tem leis rigorosas de planejamento familiar, que limitam muitas mulheres a terem apenas um filho. Especialistas chineses afirmam que os jovens precisam receber mais orientação sexual.
É evidente que não está incluso o alto nível de pobreza, as muitas dificuldades vividas entre as “mãos-de-obra” entre outros fatores. Fica apenas a dúvida: será que um dia a China poderá ser a maior potência mundial?

Um comentário:

Daniel Savio disse...

Todos os paises tem o seu contrastes, por exemplo, grandes cidades brasileiras tem favelas (e consequência o poder paralelo que "habita", sendo que é possivel que o chineses achem isto estranho e n-coisas mais)...

Fique com Deus, menino.
Um abraço.