;

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Download: Um futuro com três pontos...

As opções atuais de assistir filmes e seriados como ir ao cinema ou locar DVD, cada vez mais têm perdido força. Com a chegada da alta tecnologia e facilidade de intercâmbio de arquivos pela Internet a TV e as produções cinematográficas perdem milhões e procuram formas para tornar seus “produtos” rentáveis.
A plataforma Estadounidense BigChampagne, responsável por criar relatórios sobre transmissão e consumo de entretenimento multimídia, publicou recentemente um relatório sobre dowloads de filmes e seriados em todo o mundo. A série estadounidense Heroes lidera o ranking com mais de 52 nilhões de downloads.
De acordo com a Plataforma as descargas dobraram desde 2008 e provavelmente seguirão aumentando nos próximos anos. Em relação aos seriados mais baixados, Os picos de descarga se dão logo após sua transmissão no país de origem, chegando a marcar 300.000 solicitações.
As séries líderes em downloads são: Heroes, com 54.562. 012; Lost com 51.151.396 e 24 horas com 34.119.093 descargas em todo o mundo. Completando a lista dos seriados mais baixados: Prison Break, com 29.283.591 descargas, Doutor House (26.277.954), a paranormal Fringe (21.434.755), Desperate Housewives (21.378.412), Grey’s Anatomy (19.916.775), o juvenil Gossip Girl (19.706.870) e para encerrar Smallville (19.598.999) com as aventuras do jovem Superman.
No caso dos filmes o ranking apresenta números mais modestos sendo encabeçado por: Watchmen com 17 millones de descargas seguido por O curioso caso de Benjamin Button (13.133.137) e Sim Senhor (13.038.364), de Jim Carrey. Logo em seguida estão Crepúsculo (11.632.645), Velozes e Furiosos 4 (10.613.668), Gran Tourino (9.880.700), Marley e Eu (9.099.219).
No entanto o futuro deste recurso tecnológico segue em aberto por problemas legais. Em alguns países com Inglaterra o governo estuda a possibilidade de cortar a conexão de quem baixar músicas e filmes, na França foi aprovado em julho uma lei que multará os baixadores e na Espanha foram lançadas algumas medidas para restringir o download.
Gostaríamos de suas opiniões nas enquetes ao lado para ver o que cada um acha dessas proibições.

4 comentários:

Tales Santana disse...

Oi, sou Tales Santana do CinemaCultura.blogspot.com, vim dar uma conferida no blog e votar na enquete. Uow... o 'Brasil Empreende' tem tudo pra ser um poderoso na rede, [intrometendo] mas queria comentar que poderia ter uma melhor formatação do layout e/ou talvez uma mudança de template... gostei muito dos tópicos explicativos, das informações, arrisco a sugerir uma maior interação com leitores (mesmo que um pouco lenta)[/intrometendo].
Sobre a enquete: nenhuma opção me agradou completamente, mas a liberação total de downloads de filmes, músicas, e-books, escambau (a qual votei)... faria com que a indústria do entretenimento virasse de cabeça para baixo, medidas radicais (tenho quase certeza) seriam tomadas, a indústria não abre espaço para arte e cultura, quase sempre foi o contrário, tanto que a lei de distribuição audiovisual é absurda, só falta colocarem na parte de trás do dvd: "É proibida a exibição desse DVD se houver mais alguém na sala além do comprador", até emprestar DVD é ilegal. Enfim... acho cedo para se pensar em algo, mas acredito que algo radical tem de acontecer para que uma postura seja tomada.

Abraço e sorte.

J.J. disse...

Parabens pelo post. Muito informativo!

Publicidade Esportiva disse...

Pow o Tales Santana naum fez um comentário e sim um depoismento... rsrsrsrsrs...

Abraçossss

Daniel Savio disse...

Mas isto não seria uam forma de mudarem o enfoque para alugar filmes?

Pensar num forma que atenda a demanda atual...

Por exemplo, alguns site vendo o mp3 de uma única música e não vendo todo o cd, seria algo para pensar em termos no mercado de filme e séries.

Fique com Deus, menino.
Um abraço.