;

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Brasil se arma para o amanhã

A câmara brasileira deu autorização para Lula gastar cerca de R$16 milhões para adquirir da França 5 submarinos, sendo um nuclear, e 50 helicópteros. Lula afirmou, ainda, que está a ponto de fechar um novo negócio com Nicolas Sarkozy, que virá ao Brasil próximo domingo(6). O novo negócio envolve a compra de 36 aviões caça pelo valor aproximado de R$ 7,5 milhões. A compra dos novos caças depende de autorização da empresa francesa Dassault para transferência de tecnologia.
Segundo Lula o Brasil dedicará à compra de armas sofisticadas em função de transferência de tecnologias que permitam produzir o armamento em solo brasileiro, ou seja, o Brasil paga para um segundo país fazer uma demonstração e a partir de então passa a produzir suas próprias armas com base nos ensinamentos.
O recurso para a compra do arsenal foi liberado em tempo hábil pelo senado. A compra do armamento se dará por um consórcio feito junto a 4 bancos franceses e ao banco espanhol Santander. A preferência à tecnologia francesa se dá em virtude de aordo entre os presidentes Lula e Sarkozy(foto).
Durante a II Guerra Mundial o Brasil teve sérios problemas pela falta de submarinos para patrulhar o extenso litoral atlântico e esta seria uma das maiores sinas do país. O Brasil entrou na II guerra em 1942, sob o governo de Vargas, a favor dos Estados Unidos e pela falta de equipamentos para alto-proteção dezenas de navios brasileiros foram afundados pela marinha germânica.
As épocas são diferentes e as necessidades também, porém as decisões militares têm objetivos precisos. Um deles é preservar de uma suposta invasão pela alta quantidade de petróleo (aproximadamente 14.000 barris da melhor qualidade) entre São Paulo e Espírito Santo. Neste sentido o Brasil se preocupa com as bases militares norte-americanas que se instalam na Colômbia e Lula pede maior urgência nas causas voltadas à Marinha, Aeronáutica e Exército, assim provavelmente o presidente não terá problemas na liberação de recursos para a compra dos caça-bombardeadores.
No começo deste ano postamos uma matéria e encerramos com um pequeno trecho dela: “No Brasil todos os dias uma empresa de ordem pública exibe-se ao mundo afirmando ser a maior empresa de petróleo do mundo e extrai de reservas imensas e inigualáveis, até mesmo, superiores as reservas do Oriente Médio.
No Oriente Médio, é claro, nunca se houve falar em petróleo, pois, sem falar a região já enfrenta guerras por ele, imaginemos se falassem. Se o Brasil queria obter os holofotes mundiais para suas reservas ele já conseguiu.”

2 comentários:

Publicidade Esportiva disse...

Em vez dos politicos ficarem pensando em comprar avião, tinha q ter vergonha na cara e ver a situação do Sarney q virou uma palhaçada! Nego tá roubando até a Alma!

Abraçossssss

Daniel Savio disse...

Engraçado, pois geralmente neste caso acabamos comprando material que é "aposentando" da forças armadas de outros paises, com isto acabamos ficando um pouco para tras nesta corrida...

Mas concordo que devemos manter em melhores condições as nossas forças armadas.

Fique com Deus, menino.
Um abraço.