;

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Bebidas alcoólicas: Se a moda pegar...

A classe médica da Inglaterra decidiu pedir ao governo que vete o patrocínio de eventos por marcas de bebidas alcoólicas. Os eventos mais preocupantes são os jogos de futebol e os shows musicais.
Entre as marcas patrocinadoras mais conhecidas temos como exemplo a Heineken (patrocinadora oficial da liga dos campeões), o whisky Johnnie Walker (equipe de Fórmula 1, McLaren), a cerveja Carling Lager ( Liga de futebol Inglesa) entre várias outras.
De acordo com a Associação Médica Britânica, evitar a relação de patrocínio de marcas de bebidas em eventos lúdicos poderia ajudar a diminuir a taxa ascendente de consumo de álcool entre os cidadãos. Neste sentido, a Associação aponta que a industria gasta anualmente milhões em promoções de bebidas alcoólicas, sendo que apenas um-quarto é gasto em publicidade direta, ou seja, os anúncios tradicionais. O patrocínio de eventos esportivos e musicais têm sido os que mais ganham espaço.
O álcool é considerado uma das principais causas da mortalidade muito cedo e da incapacidade. O álcool perde no fator mortalidade apenas para o tabaco e a pressão alta, afirma a Organização Mundial da Saúde.
A associação dos médicos propõe, ainda, reduzir os horários de venda de álcool e uma regulamentação do preço com o propósito de combater promoções como o famoso ‘happy hour’ em 50%. Imagina se a moda pega globalmente.

Nenhum comentário: