;

terça-feira, 13 de outubro de 2009

10 Melhores empresas para trabalhar - 2009

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer, ainda, postamos uma versão resumida (Você.sa) das dez melhores empresas brasileiras para se trabalhar em 2009 em ordem decrescente:
10ª LANDIS GYR
Local:
CURITIBA – PR
Atuação: Equipamentos de medição de energia elétrica, gás e água
Descrição: As boas perspectivas para os próximos meses também devem colaborar para animar os empregados, pois para atender a demanda reprimida e dar conta do recado, ela pretende contratar mais 70 pessoas e criar um terceiro turno. A comunicação é uma forte aliada: há um jornal interno, uma rádio que passa informes.
Benefícios: Plano médico e odontológico; auxílio-creche para as mães; seguro de vida; subsídio para o estudo de filhos de funcionários; previdência privada; bolsa de estudo de 50;%, presente para quem casa, tem filho ou faz aniversário de empresa; auxílio-farmácia; salários acima da média; participação nos lucros; acompanhamento ergonômico e postural; ginástica laboral; orientação nutricional; massagem; parceria com escolas de práticas como ioga, breike e florais; programa para gestantes; realização de exames ginecológicos na própria empresa; campanhas de prevenção de doenças e vacinação.
Vantagem: A empresa passou por sua maior crise, mantendo o excelente pacote de benefícios e sem demissões. Há muitas ações voltadas à saúde e à qualidade de vida.
Desvantagem: Não há processos formais para identificar e desenvolver competências, nem muita clareza sobre o que é esperado dos funcionários e como crescer por lá.
9ª PLASCAR
Local:
JUNDIAI – SP
Atuação: Peças plásticas para automóveis
Líder: André do Nascimento
Descrição: A empresa investe fortemente no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores e oferece inúmeras oportunidades de crescimento na carreira. Com medidas certeiras, a Plascar conseguiu evitar a demissão de quase todos os seus colaboradores com a crise.
Benefícios: Grau de confiança entre os gestores; possibilidade de mudar de setor para se desenvolver profissionalmente; recrutamento interno; Plano Individual de Desenvolvimento (PID); bom clima de trabalho; Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL); auxílio médico e odontológico, bônus para gestores; programa de participação nos lucros; convênios com farmácias, supermercados e universidades; auxílio integral a despesas médicas e educacionais dos colaboradores que possuem filhos excepcionais.
Vantagem: Cumpre à risca o respeito às pessoas e evita demissões. Soluções inteligentes e melhoria contínua.
Desvantagem: A empresa não tem plano de carreira formal, mas estimula o time a se desenvolver em várias áreas e oferece oportunidades de promoção interna.
8ª CPFL ENERGIA S.A.
Local: RODOVIA CAMPINAS/MOGI-MIRIM – SP
Atuação: Geradora e distribuidora de energia
Descrição: Privatizada há 11 anos, a empresa se esforça para transformar cada um dos seus gestores em representantes da diretoria de recursos humanos em cada departamento. Em todas as 23 empresas espalhadas por SP todos têm tratamento e grau de satisfação semelhante. Participa do grupo de organizações do Instituto Ethos de Responsabilidade Social: substitui eletrodomésticos antigos e instalação de aquecedores solares para os clientes de baixa renda entre outras ações.
Benefícios: investe fortemente no topo; Programa de Desenvolvimento Individual direcionado aos líderes; programa de sucessão; investimento em educação; premiação por avaliação de desempenho; subsidio para graduação, pós-graduação e MBA; começa projeto de universidade corporativa com cursos e um MBA funcionando.
Vantagem: Academia (ou desconto) nas sedes, nutricionista para orientação dos funcionários e programa de atendimento jurídico, psicológico e social.
Desvantagem: Alinhamento das práticas de RH das companhias adquiridas nos últimos dois anos pela holding, caso da RGE (RS) e da unidade Jaguariúna (SP).
7ª CHEMTECH
Local: Rio de Janeiro – RJ
Atuação: Engenharia e tecnologia
Líder: grupo alemão Siemens
Descrição: Ano passado, a companhia conquistou os dois maiores projetos da sua história: o complexo petroquímico do Rio de Janeiro e a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, ambos da Petrobrás. Mesmo com um crescimento exponencial em tão pouco tempo, a empresa conseguiu preservar o ótimo clima e manter seus colaboradores motivados e contratou nos 12 últimos meses quase dois profissionais por dia.
Benefícios: Investe alto no desenvolvimento dos funcionários; contrata nove de cada dez estagiários; universidade corporativa, em que investe cerca de 5% do seu faturamento; líderes da Chemtech são treinados para gerir conflitos, comunicar-se abertamente e dar feedback; cursos de lapidação de competências; cultura de confiança; comunicação, aberta e transparente.
Vantagem: salários acima da média, investe alto em desenvolvimento e dá autonomia para assumirem grandes projetos.
Desvantagem: Reduziu o número de bolsas para cursos externos. O pessoal do nível operacional espera que os incentivos aumentem
6ª BV FINANCEIRA S/A
Local:
São Paulo – SP
Atuação: Crédito
Líder: Grupo Votorantim
Descrição: Como foco no crescimento passou de um faturamento de 200 milhões de reais em 2000 para 1,2 bilhão no ano passado. Preza pela comunicação 100% clara: há 14 diferentes meios de fazer uma informação chegar aos trabalhadores, de quadro de avisos a torpedos de celular. O grande mérito da empresa é estabelecer uma relação de confiança com seus funcionários
Benefícios: programas de desenvolvimento de liderança; remuneração variável; estipula objetivos difíceis, mas dá condições de alcançá-los.
Vantagem: Oferece segurança a seus funcionários, ex.: no início da pandemia do vírus H1N1 no Brasil instalou álcool em gel em todas as suas dependências.
Desvantagem: Alguns funcionários dizem que o convênio de saúde não acompanha a qualidade dos outros benefícios.
5ª EUROFARMA
Local: CAMPO BELO – SP
Atuação: Laboratório de medicamentos
Descrição: Todos trabalham felizes. A empresa tem planos ambiciosos e conta com sua equipe para realizá-los. Quer ser o maior laboratório do Brasil até 2015 e cobrir 90% do mercado farmacêutico na América Latina. Para cumprir essa meta, decidiu investir em seu pessoal. Em 2008 investiu 2,1 milhões de reais em treinamento.
Benefícios: Salários bons; programa de formação de líderes; subsídio de até 80% de cursos de graduação, pós e MBA para todos; apoio a cursos de idiomas e supletivo; prêmio financeiro por destaque; paga até 20% a mais que o mercado; participação nos resultados; assistência médica para cônjuge; creche.
Vantagem: Programa de recrutamento interno. Estacionamento é gratuito para todos.
Desvantagem: O pacote de cursos a distância é limitado a instruções sobre programas de informática. Os propagandistas nem conhecem a ferramenta direito.
4ª LABORATÓRIO SABIN
Local: Asa Norte Brasília - DF
Atuação: Instinto maternal
Líder: Sandra Costa e Janete Vaz
Descrição: A empresa deixa escapar por seus corredores uma atmosfera de feminilidade. A começar pela própria quantidade de colaboradoras, quase três vezes superior ao número de homens, passando pelo toque de sensibilidade impresso às práticas do dia a dia, o Sabin, não à toa, é definido pelo time como uma mãe. Empregados, não líderes, atuam no processo de construção da estratégia da empresa e são estimulados a opinar nas análises de risco.
Benefícios: Os colaboradores recebem auxílio financeiro para casar; fazer enxoval da criança e pagar babá; plano de previdência privada; gratificações ou prêmios, ao contribuir com idéias e projetos; plano de carreira; recrutamento interno.
Vantagem: Gestão profissional e participativa e bons benefícios.
Desvantagem: cursos ligados apenas à função do funcionário.
3ª VOLVO DO BRASIL
Local: Curitiba - PR
Atuação: chassis de ônibus, caminhões, motores e cabines
Líder: Volvo Internacional
Descrição: Preza pela democracia na gestão da companhia. Ano passado foram gastos mais de 10 milhões de reais em educação corporativa. Aos gestores há um MBA com foco em gestão de pessoas, palestras e cursos em conjunto com escolas renomadas. Preocupa-se em reter os talentos e garantir a sustentabilidade do negócio.
Benefícios: Equipes com autonomia para planejar o próprio trabalho; sugerir melhorias; plano de carreira e de desenvolvimento (empregados fazem uma auto-avaliação, indicam treinamentos e avaliam seus pares). Para o pessoal administrativo: Programa objetivos de carreira; cursos online; bolsas de estudo (Ensino Fundamental ao doutorado); treinamentos técnicos. Para cargos estratégicos: Programa formal de identificação e desenvolvimento de sucessores (gestores indicam profissionais preparados para desenvolver uma função em médio e longo prazo).
Vantagem: Completo pacote de benefícios, o investimento na formação de gestores e sucessores é incentivo para que participem das decisões.
Desvantagem: Falta de programa formal de expatriação a interessados. O programa de preparação para aposentadoria mal entendido.
2ª MASA DA AMAZÔNIA
Local:
Distrito Industrial Manaus - AM
Atuação: Componentes plásticos e eletroeletrônicos
Líder: Ocimar Melloni
Descrição: Tudo que acontece na empresa é previsto com antecedência. Adeptos ao Programa Liderar, um MBA para todos os líderes, com módulos semanais desenvolvidos por meio da pesquisa de clima organizacional.
Benefícios: Jornada reduzida para proporcionar disposição gerando força; funcionários valorizados; liberdade para opinar; companheirismo; remuneração fixa competitiva; valorização ao trabalho em equipe
Vantagem: O plano de desenvolvimento de liderança é forma eficiente para disseminar estratégias entre todos os colaboradores.
Desvantagem: Não é permitido incluir ascendentes como dependentes no plano de saúde.
1ª CATERPILLAR
Local:
PIRACICABA - SP
Atuação: Máquinas industriais e agrícolas
Líder: Luiz Carlos calil
Descrição: Em 2008 investiu 32 milhões em saúde, 5,5 milhões em educação; 495.000 horas de treinamento; 46.315 idéias sugeridas pelos colaboradores com 79% implementadas economizando 1 milhão de reais. Desenvolve programas na cidade nas áreas: saúde, educação, meio ambiente, segurança e ação social
Benefícios: 2 ambulatórios médicos e médicos disponíveis 24 horas; atendimento familiar de saúde; programa para dependentes químicos; excelente salário; remuneração vinculada ao desempenho; aumento anual; rotatividade interna (promoções e transferências)
Vantagem: Comunicação clara e eficiente e investe alto para preservar o bom ambiente de trabalho.
Desvantagem: A Caterpillar tem apenas 237 funcionárias. Mas a situação começa a mudar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Então interessante este blogue parece muito organizado.........bom estilo:)
Muito Bonito Continua deste modo !!