;

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Halloween

O Halloween tem dupla origem, ambas de aproximadamente 500 anos antes de Cristo. Origem Pagã: A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain “fim do verão” com o objetivo de dar culto aos mortos. Origem Cristã: Consagrado um dia para festejar “Todos os Mártires” e dedicado a “Todos os Santos”, ou seja, aqueles que precederam na fé católica.
Festividade Pagã para uns, jornada solene e religiosa para outros, a noite de 1 de novembro se celebra com muito carisma em todo o planeta; especialmente nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Porto Rico, Austrália, Nova Zelândia e México; o Halloween.
Segundo teóricos, originalmente, o halloween não tem relação com bruxos, azares e outros, mas sim, era um festival do calendário celta da Irlanda celebrando o fim do verão, a última colheita do ano e o novo ano que se aproximava. Porém, em 1840 este evento foi levado aos Estados Unidos por imigrantes irlandeses, tornou-se conhecido no país como o Dia das Bruxas. Á partir de então o país norte-americano popularizou internacionalmenta um novo tipo de comemoração usando bruxas, abóboras iluminadas e o famoso doces e travessuras.
Bruxos e Magos:
As bruxas têm papel importante no Halloween e por isso é conhecido, também, como "Dia das Bruxas". Segundo lendas, as bruxas se reuniam no dia 31 de outubro para participar de uma festa. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
Durante anos Bruxas e Magos foram considerados malvados porém, nos últimos anos, em virtude de alguns escritores como J. k. Rowling (Harry Potter), J.R.R. Tolkien (O Senhor dos anéis) um segundo ponto de vista é apresentado para a sociedade, mais exclusivamente nos livros de Harry Potter que popularizam as histórias dos bruxos Alvo Dumbledore (foto), o jovem Potter e seus amigos na luta contra o mal.
Halloween pelo mundo:
Espanha:
Como no Brasil, comemora-se apenas o Dia de Todos os Santos e Finados. Relembrando os mortos, decorando túmulos e lápides de falecidos.

Irlanda: país de origem do Halloween Pagã, as pessoas acendem fogueiras, como os celtas faziam e as crianças saem pelas ruas dizendo “tricks or treats” (doces ou travessuras).
México: comemora-se primeiro o Dia dos Santos Inocentes (crianças mortas) e depois o Dia dos Mortos. As pessoas oferecem aos mortos o que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.
Tailândia: Realizam o festival Phi Ta Khon, uma festa com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens.

Um comentário:

Daniel Savio disse...

Será que o Halloween vai pegar a "vaga" do feriado de São Cosme e São Damião para pegar doces?

Acho meio bizarro o pessoal do Brasil saindo fantasiado para pegar doce...

Fique com Deus, Brasil Empreendente.
Um abraço.