;

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Brasil será capaz de liderar a preservação da natureza no mundo???...

Como em todo lugar somos obrigados a ouvir muita abobrinha... até poucos dias circulava na net uma nota com os seguintes dizeres: “Segundo afirmação do ministro do Meio-Ambiente, Carlos Minc, o Brasil estaria oferecendo serviços de satélites do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para preservação da natureza, além de auxílio para desenvolver o etanol e preservar a água do continente africano.”
É evidente que todos devem dirigir suas atenções ao objetivo de diminuir a emissão de carbono, mas qual é a posição do Brasil para liderar tal ação?
Líder absoluto em biodiversidade terrestre, o Brasil reúne aproximadamente 12% da vida natural do planeta. Com 55 mil espécies de plantas; 524 espécies de mamíferos; mais de 3 mil espécies de peixes; 10 a 15 milhões de insetos; e mais de 70 espécies de psitacídeos (foto). Quatro dos biomas mais ricos do planeta estão no Brasil: Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Pantanal. Agora veja como estão três destes quatro biomas por aqui:
Mata Atlântica - 90% da mata está totalmente destruída. Do que sobreviveu, em média 75% está sob risco de extinção total, as espécies são eliminadas da natureza de forma acelerada;
Cerrado - Possui apenas 20% de sua área ainda intacta;
Amazônia - Já perdeu quase 20% do seu tamanho original - 700 mil quilômetros quadrados foram derrubados até o fim de 2007.
Com qual direito o “Brasil” se diz um país “ecosolidário” se não consegue reduzir de forma real seu nível de desmatamento? Se até hoje madeireiros como os que mataram Chico Mendez continuam a fazer “justiça suja” com as próprias mãos.
O ministro, ainda, teve a capacidade de afirmar que o Brasil “ficará mais a vontade” para cobrar a melhor atuação dos países ricos na defesa do meio ambiente ao ajudar a África.
Será mesmo que o Brasil, ou melhor, nossos governantes cabem na posição de cobradores???... A
final aqueles que mataram a Irmã Dorothy Stang estão soltos colhendo os frutos juntamente com seus aliados à queda da Amazônia. Além dos muitos que foram mortos por esta causa e são dados como desaparecidos.
Querem que o projeto seja aprovado em dezembro na Conferencia Mundial sobre Mudança Climática, em Copenhague (Dinamarca). Vamos ver no que vai dar...

10 comentários:

antes que a natureza morra disse...

Em matéria de Ecologia e proteção ao nosso ambiente natural, uma coisa é histórica em relação aos políticos e aos governantes (de todos os partidos e tendências) : eles nunca agem...eles apenas REAGEM !!!
Por esta razão, o povo tem de exercer a sua cidadania e berrar sempre !
Abraço fraterno

James Pizarro

Leonardo la Janz disse...

Tenho sérias dúvidas a esse respeito. Só temos ainda esses nros de conservação porque nosso processo Desenvolvimentista começou muito mais tardiamente do que o dos países ricos.

Todavia, como nossa grande tendência é a da imitação, logo, dificilmente não seguiremos pelo mesmo caminho. Até porque, recentemente o próprio Sr. Luiz Inácio afirmou: 'não há como assumirmos uma política de Desmatamento-Zero.'

E finalmente, tendo em vista os grandes favorecimentos em prol dos biocombustíveis e políticas para grileiros, é de se crer que, no médio-prazo, tornemo-nos tão pobres de 'natureza' quanto já o são aqueles que estão "a nossa frente".

João do Lodeiro disse...

Eu faço votos para que isso aconteça. Neste caso, temos que concordar que, apesar de grande parte da Amazónia ficar no Brasil, o seu ecosistema influencia todo o planeta e, desse modo, é Património Natural da Humanidade. Assim, o Brasil deverá ser capaz de o preservar e de ter a contribuição efectiva de todos os países do mundo na ajuda à sua preservação. Disso depende a sobrevivência da própria humanidade. A Amazónia está no Brasil, mas a sua preservação é tão importante que as Nações Unidas deveriam intervir, fazendo tudo para travar a sua destruição. Repare que eu gostaria que tudo isso partisse do Brasil. Mas se o Brasil não o fizer, alguém tem que o fazer. Eu acho que é responsabilidade de mais para um só país. Me desculpe a sinceridade, mas este problema é demasiado importante para pormos nacionalismos à sua frente.

Val Du disse...

Excelente blog.

A internet é uma ferramenta que podemos utilizar p/ manifestar nossos interesses, e assim acompanhar os assuntos que são prioridade p/ nós os brasileiros.
O meio ambiente é prioridade.
Todos precisam estar atentos.

Obrigada por me apresentar o teu blog.


Até mais.

Anônimo disse...

O mundo está um horror, tenho até vergonha de viver nele!
Quase ninguém faz sua parte pra preservar a Natureza, muito menos o Brasil!
Ainda temos sorte de termos nascido numa geração em que ainda exista um pouco da Natureza restante.
E também, à humanos demais no mundo. Se não fizermos um controle de população logo, não terá mais espaço pra nada!
Quanto mais gente for nascendo, mas construções irão ser criadas em lugares que antes estava a Natureza e os animais.
E vocês sabem... Sem matas, não tem água e sem água acaba a vida do Planeta Terra de uma vez por todas.

Geraldo Voltz Laps disse...

Gostaria de ser otimista, porém os fatos me desmentem, o governo brasileiro (em suas sucessivas gestões) relega a questão ambiental para abaixo do tapete. Espero que possamos mudar esta realidade com a conferencia de Copenhagen (estou cético).

Agradeço sua visita ao blog do Pharis

Abraço

Unknown disse...

Adorei a sua colocação foi simples e direta e é exatamente isso que precisamos ouvir!
Obrigada pela visita ao blog!!!!

Daniel Savio disse...

Nossa entra moralidade (fajuta) de dar opinião sobre os problemas dos outros sem dar uma real nos nossos reais problemas...

Fique com Deus, Brasil Empreendente.
Um abraço.

Marco Rogério Zeminhani disse...

Olá Sebastião.
Primeiramente, gostaria de agradecer pela visita ao nosso blog e convidá-lo para continuar conosco. Parabéns também pelo blog, vamos acessá-lo e colaborar sempre que possível.
Abraços

Marco
Projeto Natureza Viva
www.projetonaturezaviva.blogspot.com

GEHNat disse...

Em homenagem póstuma ao meu Companheiro Dionísio Júlio Ribeiro, assassinado em Tinguá (Rj), qdo lutava contra caçadores e palmiteiros que ameaçavam a REBIO Tinguá. Coloco-o como uma personalidade que deve compor nossa galeria de homenagens. Meus mais sinceros votos de Paz - Meu Companheiro "Seu Júlio".....