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quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A crise segundo Einstein

“Não pretendamos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode acontecer às pessoas e aos países porque traz progressos. A criatividade nasce da angustia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nasce a invenção, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise supera a si mesmo sem ser superado. Quem atribui à crise seus fracassos e dificuldades violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas que as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise onde aflora o melhor de cada um porque sem crise todo vento é carícia. Falar de crise é promovê-la e calar na crise é exaltar o conformismo. Em vez disso trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.”
Albert Einstein
Neste sentido gostaria de postar dez dicas dadas pelo Consultor espanhol Eduardo Navarro, especialista em empresas com graves problemas:
1. Tenha um plano estratégico e o siga fielmente - ‘Veja a luz ao fim do túnel’ isso é o que forma o plano estratégico porque mesmo que haja muitas barreiras, um plano dá a tranqüilidade de que no fim os resultados serão positivos. Deve-se conhecer onde está a organização e para onde ela esta se dirigindo.
2. Não entre em pânico – é muito habitual nestas situações entrar em psicose, e no lugar de buscar soluções, começa a queixar-se do que se sucede.
3. Seja otimista - Ainda que pareça mentira, nas organizações o otimista sempre demonstra estar mais ‘são’ do que o pessimista. Se a organização tiver um líder otimista e com idéias claras um estado de animo contagia a todos e multiplica os resultados.
4. Seja analítico - Em situações de mudanças, é bom questionar porque fazemos e como fazemos, porém, sempre analisando através de dados para tomar a melhor decisão.
5. Analise os negócios em que está e estude oportunidades de inversão de negócios interessantes em momentos turbulentos - Momento de turbulência é um bom momento para repensar em quais negócios estamos e quais gostaríamos de participar. Analisando as forças e fraquezas a curto, médio e longo prazo.
6. Focalize em seus melhores clientes - Aproximadamente 30% dos clientes não são fiéis e criar um vínculo com eles é uma fonte impressionante de rentabilidade.
7. Identifique riscos e oportunidades nas relações com os clientes - Em momentos difíceis deve-se levar em conta os impactos drásticos causados pelas políticas de financiamento. Nestes períodos as políticas de financiamento mundam drasticamente podendo criar um clima desagradável.
8. Corte custos radicalmente, porém não em atividades estratégicas – É importante que esta redução aconteça com uma clara visão a longo prazo e valorizando o valor percebido pelo cliente. Cortes como Marketing, formação acadêmica são os que nunca devem ser cortados.
9. Retenha bons talentos - Em momentos de crise é indispensável contar com os melhores e que tenham condições competitivas e somente será possível conservá-los se houver uma plano claro e bem comunicado.
10. Execute, execute e execute! - Isto soa sensível, porém segue sendo o grande desafio das empresas atuais. Após 9 conselhos somente falta por em marcha este último conselho.

2 comentários:

Daniel Savio disse...

É interessante esta abordagem de crise é incentivo para a criatividade...

Tem gente que não liga uma coisa com a outra...

Fique com Deus, menino Brasil Empreendente.
Um abraço.

Daniel Savio disse...

É interessante esta abordagem de crise é incentivo para a criatividade...

Tem gente que não liga uma coisa com a outra...

Fique com Deus, menino Brasil Empreendente.
Um abraço.