;

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Outra vez Chávez: agora é guerra de 100 anos

Hugo Chávez finalmente decidiu tomar uma atitude mais drástica em relação à Colômbia. Em seu programa semanal de Radio e TV “Alô Presidente” o mandatário venezuelano deu ordens para que seu exército fique em alerta para a guerra que se aproxima.
O motivo da ira de Chávez é um acordo firmado entre Colômbia e Washington (EUA). O acordo daria aos EUA o direito de montar sete bases militares na Colômbia, supostamente com a intenção de ajudar a vencer o narcotráfico e as guerrilhas que são fortes na região. O presidente ordenou que o povo também se prepare para lutar em defesa da pátria.
Enquanto isso, o presidente colombiano, Álvaro Uribe deixa claro que não fará nenhum gesto hostil a paises vizinhos e momentaneamente prestará queixa à OEA e ao Conselho de Segurança da ONU sobre as ameaças feitas pelo mandatário venezuelano.
O líder venezuelano se diz ser um grande visionário: “enquanto todos aplaudiam a vitória de Obama, um ano atrás, fui cauteloso e o primeiro a ver a verdade. O imperialismo esta de volta e mais ameaçador que nunca”. O presidente afirmou, ainda, que caso haja uma guerra, esta poderia durar 100 anos se estendendo por todo continente americano.
Nos últimos dias a tensão entre os vizinhos piorou após a morte de oito soldados colombianos e dois militares venezuelanos. Rapidamente Chávez enviou mais de 15.000 militares para as fronteiras de Brasil e Colômbia.

Nenhum comentário: