;

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FIFA estuda mudanças na arbitragem e nas eliminatórias

Polêmicas esportivas estão acostumadas a ficarem restritas dentro de cada país, no entanto após o gol de mão de Thierry Heny, atacante francês na repescagem para a Copa do Mundo contra a Irlanda, a ação surtiu um efeito mundial imediato. Com a repercussão do acontecido a FIFA se viu obrigada a tomar uma decisão: introduzir dois assistentes extras para vigiar as áreas na Copa que será realizada na África do Sul.
A mão do atleta causou uma reviravolta no futebol mundial e uma profunda indignação na Irlanda, que através de sua federação solicitou a repetição da partida. O sistema com assistentes nas áreas já é utilizado na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Com os dois novos assistentes será um total de cinco árbitros de apoio ao Juiz da partida (4 assistentes em campo, 1 fora de campo e o Juiz oficial).
Assim, o presidente do órgão máximo do futebol, Joseph Blatter, manifestou que a FIFA também estuda reorganizar a fase de classificação para futuras copas mundiais para por fim ao sistema de playoff (medida para desempate de duas equipes) atual. O suíço reiterou de uma vez que é contra o uso de tecnologias para assessorar os árbitros.
O mandatário futebolístico acredita que o esquema usado na Liga dos Campeões é a grande solução e pretende abordar o assunto na próxima reunião FIFA (02-12) e em março a medida será votada. Deste modo, as partidas contarão com seis profissionais de arbitragem no lugar dos quatro atuais.
Em contrapartida ao pensamento de Blatter, de acordo com os testes realizados na Liga dos Campeões, com os inspetores de área, estes não conseguiram evitar erros, chegando a anular jogadas que ao serem reprisadas estavam totalmente legais. Talvez esteja na hora da FIFA repensar alguns conceitos já ultrapassados e abrir mão de que tecnologia desde que bem empregada pode evitar certas injustiças.

Nenhum comentário: