;

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ranking de corrupção – Brasil sobe 5 posições...

Das 180 nações analisadas este ano o Brasil ficou em 75º país mais corrupto do mundo. Numa escala de 0 a 10 o país recebeu a pontuação de 3,7 saindo da 80ª colocação em 2008, para o 75º lugar em 2009.
O índice é calculado com base em pesquisas feitas por instituições de renome, que entrevistaram especialistas e empresários, estes dão sua opinião sobre a percepção que têm da corrupção existente entre funcionários públicos e políticos de seus países.
O Brasil mostra uma certa equidade com os companheiros da América Latina, dos 31 países da re
gião 21 receberam pontuação abaixo de 5, indicando problemas sérios de corrupção e 9 deles não passaram dos 3 pontos, marco indicativo de corrupção desenfreada.
Segundo dados do relatório da pesquisa “Economias líderes (Brasil e China), que deveriam se tornar bastiões anticorrupção, foram sacudidas por escândalos envolvendo impunidade, subornos, corrupção política e abuso da máquina pública”.
Liderando a tabela dos menos corruptos estão: Nova Zelândia – 9,4; Dinamarca – 9,3; Cingapura – 9,2; Suécia – 9,2; e Suíça – 9,0.
Outro fator marcante no relatório, pontua que jornalistas nas regiões mais corruptas enfrentam um ambiente de restrições crescentes, com muitos países aprovando legislações destinadas a silenciar a cobertura crítica, o que limita a liberdade de imprensa e as possibilidades de divulgar as práticas de corrupção e seus impactos.
Entre os países no final da lista estão nações marcadas por instabilidade política ou guerras, como Somália, Afeganistão e Mianmar.

Nenhum comentário: