;

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Poderão os líderes mundiais resolver o ‘Clima’???

A primeira semana da 15ª Conferencia de Copenhague foi muito enigmática. Marcada com richas entre China e Estados Unidos que mostravam mais empenhadas em travar uma Guerra Fria.
As propostas de países de primeiro mundo foram todas vexatórias.
O nível mínimo de redução de poluentes deveria ser 30%, no entanto EUA (17%), União Européia (20%) Japão (25%) mostravam que seus caixas são mais importantes que países como Tuvalu (foto-mapa), pequeno país-ilha na Polinésia de 560 quilômetros com 12.273 habitantes, que deve ser submerso dentro de no máximo 40 anos.
No sabado os líderes começaram a chegar a Copenhague... No total 100 confirmaram presença no evento mundial...
Muito se espera de Barack Obama durante esta semana... Não se sabe se sua presença poderá modificar algo, afinal foi o mandatário que enviou Todd Stern, responsável pelas negociações americanas em Copenhague, e este fez questão de declarar que os EUA nunca assinarão o Protocolo de Kioto ou algo parecido e só mostrou que quer que os outros reduzam seus poluentes.
Finalmente, durante esta semana, veremos se Obama é só palavras ou não. São palavras do mandatário que "é responsabilidade dos líderes mundiais reduzirem a mudança climática", mas até agora só países em desenvolvimento demonstraram alguma preocupação com o planeta....
VEREMOS

Nenhum comentário: