;

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Últimas de Copenhague

• Lula antecipa viagem a Copenhague, por acordo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu antecipar sua viagem a Copenhague para esta terça, 15, para acompanhar a última semana de negociação da Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15).
Lula afirma que a proposta de redução de 36,1% a 38,9% de gases poluentes deixa outros países como China e Estados Unidos pressionados a assumir responsabilidades com o aquecimento global.
O presidente brasileiro ficará na capital da Dinamarca até o fim da Conferência, sexta-feira,18, onde deverá se reunir com vários lideres presentes na cúpula para entrar em acordo bi-lateral.
• Sch
warzenegger também chega em Copenhague, por acordo
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, também decidiu participar da Conferência de Copenhague, com o propósito de incentivar os acordos internacionais. Para o ator firmar estes acordos é um sinal de progresso, no entanto a ajuda de países ricos, corporações, ativistas, cientistas e universidades é imprescindível.
Schwarzenegger é um exemplo para os EUA. Enquanto a maioria dos estados norte americanos recusam-se a assinar o Protocolo de Kioto o Governador-Ator se comprometeu a diminuir as emissões há três anos colocando a Califórnia no caminho certo para cortar em torno de 30% do CO2.
• Medvedev teme o pior, nada de acordo
O presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmou que "não se conseguiu nada" até o momento na cúpula sobre a mudança climática em Copenhague. A reunião com os representantes de 192 países realizada há dias "não conseguiu nada do outro mundo e não aprovou nada decisivo", disse o Chefe do Kremlin. "Não sei se será possível definir o convênio vinculativo que referende nossos compromissos para diminuir as emissões, mas, em todo caso, será definida uma série de princípios e o correspondente mapa do caminho", completou o mandatário. Medvedev deverá se juntar aos demais lideres em Copenhague na quinta-feira para o fechamento da conferência.
• Berlusconi abre mão de Copenhague
A viagem do premiê italiano, Silvio Berlusconi, a Copenhague foi cancelada por causa de um atentado sofrido em um comício em Milão. O mandatário italiano foi atingido no rosto por uma miniatura do Duomo (catedral) da cidade. Ele sofreu uma fratura no nariz, teve o lábio superior cortado e quebrou dois dentes.
Logo após o incidente alguns presépios já constavam com a caricatura de Berlusconi agredido (foto).

Nenhum comentário: