;

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Brasil melhora Qualidade de vida

Segundo a revista americana International Living o Brasil é o 38º país do mundo em qualidade de vida, em um ranking com 200 países. A classificação avalia diversos itens, tais como, custo de vida, cultura e lazer, economia, ambiente, liberdade, saúde, infra-estrutura, segurança e risco e clima.
Em 2009 O Brasil estava em 43º lugar e neste ano alcançou a 38ª colocação. O país vem de altos e baixo na tabela, pois em 2008 chegou a ficar na 39ª posição. O Brasil conseguiu boas avaliações em três itens e dois itens foram considerados ruins: as melhores avaliações foram Liberdade (83 pontos), risco e segurança (83 pontos) e clima (82 pontos); os itens mais mal avaliados foram lazer e cultura (58 pontos) e infra-estrutura (59 pontos), cada item valia 100 pontos.
As duas principais melhoras no ranking brasileiro foram infra-estrutura, que passou de 47 para 59; e economia, subindo de 45 para 65.
Ranking Pelo Mundo
Na América Latina o mais bem situado na lista foi o Uruguai alcançando a 19ª posição do ranking, no entanto o país caiu seis posições em relação a 2009. O segundo melhor na região é a Argentina, mesmo caindo cinco posições, apareceu em 26º lugar no ranking deste ano.
Pelo visto o Brasil há de melhorar muito para ser uma potência, pois além dos dois paises em sua frente estão Chile (31º lugar), Costa Rica (33º) e Panamá (34º).
A liderança do ranking é habitada pela França, completando a quinta vez consecutiva. A França é seguida pela Austrália que pulou do quinto lugar para o segundo e a Alemanha galgou do oitavo para o quarto lugar. Os Estados Unidos, maior potência do mundo, por outro lado, caiu da terceira para a sétima posição e a segunda maior potência, o Japão, aparece apenas no 36º lugar.

Nenhum comentário: