;

domingo, 25 de abril de 2010

Escolas - Um investimento sem precedentes

“Investir em educação pode ser desgastante, porém não fazê-lo sai muito mais custoso, não só economicamente”. Pode até parecer uma frase vazia, no entanto seguir estudando é altamente rentável, quanto mais formação, mais lucro e menos desemprego, sem contar que isto é fundamental para o país crescer.
Hoje é comprovado que os benefícios da escola são infinitamente maiores que outros investimentos. Porém, as nações estão investindo o suficiente em Educação? Faltam pactos educativos dos Governos às comunidades, forças políticas e sociais se comprometerem a incrementar o investimento em educação para melhorar a eficiência do gasto educativo.
Os fatores sociais e laborais comprometem drasticamente a educação. A aceitação de menores e sem especialização em trabalhos impacta nos resultados escolares. Sou a favor de menores trabalharem desde que possam estudar, mas sou contra menores na rua, aproveitando algo que o governo não proporciona, a segurança, para que estes brinquem.
Incentivar o estudo não deve ser com o objetivo de distribuir títulos aos estudantes, mas que estes saibam mais. Para alcançar resultados palpáveis é necessário garantir igualdade de acesso a todos os níveis educacionais, incluindo os pós-obrigatórios. Inúmeros políticos defendem a tese de que o investimento de dinheiro público é mais justificável nos níveis primário e secundário (ensino fundamental e médio) e que o terceiro nível (ensino universitário) deve ser investimento exclusivo de setores privados. Nada mais que um desvio de responsabilidades.
A qualidade deve ser um fator altamente influenciador nos estudos e para que haja esta qualidade o principal elemento de qualidade são os professores. Para uma oferta de qualidade de ensino é muito importante a melhora do sistema de incentivos ao bom trabalho dos docentes, tanto na educação universitária quanto nos níveis antecessores.
Nossa maior riqueza é o capital humano. E este capital ao saber ler, escrever, calcular, possuir uma titulação superior torna-se apto a atrair resultados imprescindíveis para a economia familiar e nacional.

Nenhum comentário: