;

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Transferência de obrigações familiares: Família / Ronald McDonald

Ronald McDonald, nascido em 1963, alcançou muito sucesso durante sua carreira. No entanto, um grupo sem fins lucrativos chamado Corporate Accountability International, auto-denominado defensor dos abusos das grandes marcas mundiais, pretende reuni-lo ao já aposentado camelo Joe Camel, ícone no passado de uma grande tabacaria.
O argumento para derrubar o palhaço seria de que com muitas cores vermelhas e amarelas assinatura corporativa da marca, ele serviu durante muito tempo de ‘isca’ para atrair os meninos aos lanches da multinacional. O grupo mentor da aposentadoria de Ronald pôs em marcha uma campana ‘online’ de abaixo-assinado para antecipar a aposentadoria do palhaço mais adorado no mundo. O site utiliza o lema: ‘Ele merece um descanso e nós também’.
A multinacional de hamburgers respondeu em nota que Ronald McDonald é um ‘querido embaixador’ da marca e que entre seus inúmeros trabalhos estão obras beneficentes a crianças, especialmente aos pequenos enfermos. Argumento este que a Corporate Accountability considera irônico: afinal Ronald ajuda a muitos doentes e ao mesmo tempo se dedica a promover a comida pouco saudável para meninos.
Desde o nascimento de Ronald a taxa de obesidade infantil chegou a triplicar nos Estados Unidos e a diabete tipo 2 se elevou como um foguete. O palhaço não é só a cara é o motor desta epidemia moderna, afirmam. Em sua opinião o Ronald McDonald deve ser extinto para encobrir obrigações que deveriam ser feitas pelos pais, que é montar uma dieta adequada para seus filhos???

7 comentários:

@feewoh disse...

Olá!
Retribuindo a sua visita e deixando a minha opinião.

Eu acho que é uma empresa que vende coisas maravilhosamente gostosas. PONTO.

O fato de usarem as cores é apenas uma questão de uma empresa super inteligente, além disso ajudam várias instituições e projetos (como o JES, aqui na minha cidade).

E VIVA o McDonald's e o palhacinho! xD

@feewoh
do blog 'Quase1nerd'

MARCAS FORTES disse...

Bos Sorte com seu blog. Esse é um trabalho árduo para a construção de sua marca pessoal.
Sugiro focar no tema que o título do blog sugere. Há muito espaço nessa direção.
Um abraço cordial,
Mauricio A Costa

Paula disse...

Acho que desde o nascimento de Ronald muitos outros fatores colaboraram para as pessoas se alimentarem mal, como a correria da vida diária, o surgimento de alimentos deliciosos e baratos,a produção industrial alimentícia ganhou qualidade, pois antes qualidade em alimentos era privilégio de poucos. Além disso a televisão incentiva muito o consumo de alimentos gordurosos, com alto teor de açúcar e consequentemente calóricos.
O surgimento dos refrigerantes, doces elaborados de confeitaria, chocolates altamente saborosos e baixa educação nutricional, faz com que muitas pessoas substituam alimentos saudáveis, sucos de frutas, hortaliças, cereais integrais e etc..
É preciso aprender a comer um pequeno pedacinho dos gordurosos e calóricos e sempre manter o consumo equilibrado com frutas, hortaliças, cereais integrais, carnes, leite, peixe, ovos....
Agora acho essa fantasia do palhaço um tanto "demodê". Ele precisa de mudar o visual, precisa de uma repaginada! Vai ficar mais agradável aos olhos de todos...
Por que não dar uma passadinha no Mcdonald's a cada 2 meses? Um sanduiche gostoso num ambiente divertido, atual e moderno é bom! Minhas filhas adoram. Porém elas preferem os sucos à refrigerante. Dizem que o refrigerante é "ardido". Além disso, preferem carne de frango à carne bovina e adoram frutas! O hábito saudável vem de casa.
Não vale ir lá e comer dois lanches de uma só vez, pois já vi algumas pessoas fazendo isso!
Ensinei minhas filhas gostarem de verduras pela crocância. O pepino e a cenoura cruas elas gostam pois sai um "caldinho suculento" e gostoso. Brócolis é crocante e suculento ao mesmo tempo... Aí vai... Não é tarefa fácil! Mas é possível. É preciso fazer os pequeninos experimentarem desde cedo e sempre oferecer alimentos saudáveis. Eles vão gostar.
Em alguns momentos, dizer que é a comida da cinderela e da branca de neve ajuda. Pode ser o prato predileto do Ben 10, das super poderosas ou do Popeye!
Comendo isso ganha a fruta predileta.
Na última hipótese pode-se negociar horas de diversão, lazer, idas às festinhas, etc...
As vezes nada disso funciona! Aí descanse e deixe naquela refeição elas comerem o que querem! Só o macarrão, só o lanche, só o pão... Tudo bem. Depois sentirão falta da fruta e das hortaliças na hora de ir ao banheiro...
Sempre aviso quais alimentos ajudam a ir ao banheiro, etc...
É importante manter a fruteira sempre cheia e acessível aos pequeninos, de preferência deixe as frutas já lavadas! Aí é só pegar e comer. Evite tirar as cascas de tudo, dificulta o consumo e disperdiça parte das fibras.

Augusto Cesar Saboia Petit Fontes disse...

Blog Das PPPS
Opinião do Editor:

Em minha opinião este tipo de ação que a MacDonald's e outras empresas que vendem produtos ou serviços que de alguma forma geram algum mau a saúde, meio ambiente entre outros, querem mostrar a sociedade que com ações ditas compensatórias como campanhas para arrecadar fundos para obras assistenciais ou organizações não governamentais pode reparar um pouco dos grandes malefícios que trazem a toda a sociedade, mas como sabemos isto é puro jogo de cena, pois nessas ações também estão envolvidas vultosas somas de dinheiro com o retorno destas ações em descontos nos impostos que normalmente superam os valores investidos nestas campanhas, quando a Macdonald's e outras empresas fundam este tipo de organização o objetivo não é realmente dar uma contribuição a sociedade, podem até ajudar de alguma pequena forma mas os problemas que causam com suas atividades fins são muito maiores que os benefícios advindos destas ações, quando a Macdonald´s faz uma campanha em um dia por ano que em todo Big Mac por exemplo ela vai dar uma ínfima porcentagem do valor do sanduiche para alguma instituição de caridade, imagine a quantidade que eles vendem e as pessoas com seu coração aberto para ajudar pensam que estão fazendo uma grande ação de caridade, mas infelizmente estão sendo enganadas por este tipo de empresa que no fundo só quer promover sua marca e seus produtos e isto a população tem que estar atenta não se deixar envolver pela propaganda bonita e com toda a carga emocional que normalmente colocam.
Em Pernambuco temos instituições maravilhosas que dão uma grande contribuição a sociedade como o IMIP, NACC, Instituto Altino Ventura e tantas outras que precisam da contribuição de toda a sociedade para serem mantidas e melhorar suas ações, no Brasil todo existem outras e a população precisa se engajar nesta luta que é de todos e não ficar preso a ações de empresas como esta que querm dar uma de políticamente correta e que no fundo só visam o lucro trazendo malefícios piores do que a pequena contribuição que possam dar.

Quero agradecer ao Blog Brasil Empreende pela visita e os elogios ao Blog das PPPS e que possamos fazer uma parceria que possa dar a sociedade uma pequena contribuição, para que ela fique atenta as demandas, desafios e responsabilidades que todos nós temos para com o desenvolvimento e o bem estar da população de nosso país e do mundo em que vivemos.

Gustavo C.P.C. disse...

Opa obrigado pelo convite, hehehe!

Concordo com a atitude da empresa. As peças de publicidade do McDonald's geralmente são muito boas e acho que se o palhaço e as cores fosses extinguidas pelo menos fora das lanchonetes o número de clientes do McDonald's cairia muito. Demoraria um pouco mas cairia.

A censura teria um bom objetivo, como aqui no Brasil, o Conar proibe comerciais infanto-juvenis em que há uso de verbos no imperativo ("compre isso", "peça para o seu pai",etc.)

Gingerbread Girl disse...

Os dois últimos comentários disseram tudo.

Quanto ao Ronald... é feio que nem um trovão. It gives the creeps! :s


*

Mary disse...

Olá, faço minhas as palavras da Paula e do Augusto, parabéns à vc pelo excelente blog.
Boa semana
Um abraço