;

sexta-feira, 6 de junho de 2008

O Negociador: "O Intimidador"

Este negociador se manifesta de formas diferentes tornando difícil reconhecê-lo. A imagem do intimidador comum é o brigão, um individuo extremamente agressivo, que intimida seu oponente a submeter-se a ele, com gritos, ameaças e chantagem. Zombar de alguém, excluir uma pessoa ou abalar seu prestigio e sua confiança são exemplos claros do comportamento do intimidador.
De alguma maneira o intimidador quer demonstrar superioridade sobre você, em termos de prestigio, competência e experiência. Isso acontece principalmente quando ele se sente ameaçado, pois, teme uma negociação em que não esta preparado.
Tolere. Essa é a melhor forma de lidar com essas situações, sua tarefa é reparar os danos à auto-estima dele, pelo temor que ele sente da negociação, a fim de facilitar a transação.
O intimidador possui características ameaçadoras, muito mais lesivas como tentar intimidar ou enfurecer você a ponto de ter uma reação irrefletida. Quando perder a calma você perde, também, seus objetivos.
Esquive-se de insultos. Nunca leve para o lado pessoal, isso é apenas uma artimanha para tirar o foco. Quando falar, não faça referência do comportamento dele. Adote o contato visual. Esforce para falar devagar, com calma e clareza. Conduza a atenção de todos, quando haver mais de uma pessoa, para o processo de negociação.
SIMPÓSIO DE VIVÊNCIAS: Deixe seus comentários, experiências e opiniões para que possamos postar e torná-los acessíveis a todos.

Nenhum comentário: