;

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Você Como Pessoa Difícil

Existe uma série de formas de identificar quando você esta tornando a negociação difícil. Observe a reação das pessoas aos comentários e gestos que fizer, você pode perceber a desaprovação delas a partir de sinais não-verbais:
*Se o interlocutor suspirar, isso pode indicar que você está atrapalhando a questão;
*Contorcer-se na cadeira talvez seja um sinal de que você está fornecendo informações demais ou fazendo uma abordagem que deixa as pessoas agitadas ou pouco à vontade;
*Se há cochichos entre os membros da outra parte, talvez estejam se comunicando para desaprovar algo que você disse ou fez;
*Deixar transparecer aquilo que você detesta ver nos outros em seu próprio comportamento gera vários sinais de desaprovação;
*Existem, também, causas invisíveis: quando você substituiu alguém de quem gostavam e estejam sentindo falta, você não cometeu falta, mas sua presença lembra a ausência de seu antecessor.
*Fique atento para padrões em seu comportamento que possam criar dificuldades para a negociação. Por exemplo: Não interrompa o interlocutor, não seja enfadonho, seja paciente, evite descarga de raiva.

Se percebe que está provocando mal-estar tente levar alguém confiável para observá-lo. O segredo para nos vermos como os outros nos vêem está na autoconsciência e em prestar atenção a todos os retornos que as pessoas dão, assim, você aumenta sua sensibilidade aos sinais de que seu comportamento possa estar causando mal-estar ou desaprovação.


SIMPÓSIO DE VIVÊNCIAS: Deixe seus comentários, experiências e opiniões para que possamos postar e torná-los acessíveis a todos.

Um comentário:

Lary disse...

A linguagem corporl é tão rica que, embora alguns teóricos afirmem que quanto mais intelectualizada uma pessoa é menos ela precisa de gestos uma vez que domina bem as palavras, no entanto apenas os gestos podem firmar uma excelente comunicação.

Conhecer a linguagem corporal é indispensável no mundo corporativo para se evitar gafes, e pode ser muito útil na descoberta de "oportunidades" sutilmente exposta...