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quinta-feira, 3 de julho de 2008

O Negociador: O Perfeccionista

Nos negócios, o perfeccionismo tem aspectos positivos e negativos. O perfeccionista estará muito bem preparado para a negociação, cumpre prazos e mantém os compromissos assumidos. O lado negativo desta negociador é que ele tende a estar sempre pronto para controlar tudo, concentra-se nos detalhes e perde a noção do quadro mais amplo, onde estão os aspectos fundamentais da negociação. A incerteza provocada pela necessidade de, repentinamente, ter de mudar de estratégia pode ser estressante para o perfeccionista, que tende a ser minucioso, questionador e hesitante.
Se o perfeccionista começar a levar você para os detalhes no inicio da negociação, agradeça pelos pontos levantados, anote-os para demonstrar que esta escutando e educadamente, mas com firmeza, passe adiante, deixando claro que voltará a esses pontos depois que as questões mais amplas estiverem resolvidas. Nunca ignore os detalhes, lembre-se de que muitas vezes as informações mais importantes de um contrato está nas letras miúdas.
Se a negociação está em compasso de espera, invente um brainstorming para incentivar a criatividade. Quando chegar o momento de fechar o acordo, lembre-se de que o perfeccionista vai recuar se sentir que está sendo pressionado. Dê-lhe uma pequena pausa para pensar. Se a outra parte voltar com perguntas, mantenha sua linguagem corporal aberta e forneça respostas diretas. Depois de responder as perguntas inicie o fechamento.
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