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sábado, 30 de agosto de 2008

A essência da Mudança

Para aqueles simplesmente fascinados pelo mundo dos negócios, os líderes e executivos que administram as grandes organizações mundiais a muitos olhos parecem estar muito afastados da realidade, mas é possível revelar que eles tem as mesmas fraquezas e defeitos de caráter, e que cometem os mesmos tipos de erros, embora talvez em escala muito maior, do que os que costumamos cometer, porém possuem um diferencial que todos devem desenvolver, ou melhor, perder o medo.
Muitas empresas que foram bem-sucedidas no passado, pecaram ao deixar que seu histórico e sua cultura assumissem o poder, uma combinação que pode até mesmo fechar as portas de uma grande organização. Quando o setor de telefonia celular mudou do sistema analógico para o digital, na década de 90, a antes dominante Motorola demorou a responder. A mentalidade de “cabeça dura” da Motorola, com engenheiros que acreditavam saber mais do que seus clientes, muitos destes já exigindo o sistema digital.
Por incrível que pareça, a Motorola era detentora de muitas das principais patentes digitais que foram licenciadas para seus concorrentes; no entanto, se mantinha firme na insistência de que o mercado não estava ainda preparado para a mudança. O resultado tornou-se bem conhecido em boa parte do mundo, a Nokia se tornou líder do mercado.
Alguns presidentes acreditam cegamente que suas empresas podem fazer o que bem quiserem, a Motorola e muitas outras empresas tinham conhecimento de que o mercado estava mudando, porém, preferiram não fazer nada a respeito. Essa impressionante experiência exige dos novos gestores uma mente muito mais aberta, inclusive com discussões abertas sobre erros, feedback negativo quando garantido, e uma cultura disposta a aprender.

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