;

sábado, 20 de setembro de 2008

Náufrago, POR ACASO

Em 1992 a Sierra, empresa de entretenimento, anunciou que seu mais novo funcionário havia se perdido, durante uma viagem em alto mar. O náufrago, chamado Johnny Castaway, poderia ter deixado o mundo todo inquieto com seu desaparecimento, no entanto, desde o ocorrido o público internauta mundial torce para que ele jamais seja reencontrado, e ainda mais, que continue animando as telas dos computadores.
Johnny Castaway é um screensaver lançado pela Sierra Entertainment. O screensaver mostra a história de um náufrago, Johnny, entediado numa minúscula ilha deserta com apenas uma única palmeira.
Enquanto aguarda o resgate o anime pesca, acende fogo para assar peixes, come cocos, mergulha, nada, lava as poucas roupas restantes, exercita, constrói castelos de areia, olha pelo telescópio, tenta construir jangadas, lê livros, dorme, atira garrafas com SOS dentro, vê sereias entre outras atividades.
Embora Johnny seja bem antigo, caminhando para dezessete anos de existência, ele continua sendo o maior recorde de dowloads no mundo, de acordo com o site baixaki o screensaver é baixado por aproximadamente duas mil pessoas por semana. O segundo colocado nos dowloads é o screensaver do Bob Esponja, porém, com apenas quinhentos e setenta e dois dowloads por semana.
Em toda história acredita-se que jamais alguém perdido tenha conquistado um espaço tão grande no mundo como Johnny Castaway.
Para os interessados basta colar este nome no site baixaki e fazer seu dowload <> (existe uma pequena adaptação para Windows XP, porém, vale a pena)

Um comentário:

Osc@r Luiz disse...

Sebastião, meu amigo,

Convite de uma pessoa gentil, a gente não recusa.
E é por isso que eu vim conhecer o seu blog.
Aliás, um interessante e variado blog, que aguça o leitor.
Vou tecer algumas considerações acerca deste post:
Logo que eu tive acesso a um PC dotado de um Windows, o 3.11, um clássico em tempos de XT's movidos a DOS, eu me interessei por esse screensaver. É realmente um cult da internet e traz lembranças bacanas.
Só que ele tinha um bug, que fazia com que travasse depois de algumas peripécias do náufrago.
Criou-se então um mito, uma lenda urbana cibernética, de que ele era portador de um adware que enviava seus dados e senhas a alguém em algum lugar.
Assim, a "febre" de tê-lo foi um pouco "abafada".
Nunca vi o que acontece após o ponto em que ele travava, mas trouxe à memória a nostalgia de um tempo em que a internet era mais "pura" e menos "acessível" do que é hoje.
Muito obrigado por isso.
Seja sempre muito bem vindo aos meus mundos todos.
Pessoas gentis têm sempre a minha audiência, ainda que meu tempo escasso não me permita visitar a todos com a frequencia que eu gostaria.
Um grande abraço e parabéns pelo seu belo blog!