;

sábado, 25 de outubro de 2008

Frankfurter Buchmesse: “Turquia em todas as suas cores”

Durante os dias 15 a 19 de outubro de 2008 realizou-se a Feira do Livro de Frankfurt, Alemanha, o maior evento editorial de todo o planeta, sendo realizado anualmente desde 1949.
O evento é promovido pela Borsenverein des Deutschen Buchhandels (Associação do Comércio de Livro Alemão) e atrai 7.000 expositores de todo o mundo e aproximadamente 280.000 visitantes. Ao longo da realização da Feira são entregues dois prêmios: o Friendenspreis des Deutschen Buchhandels e o Deutscher Jugendliteraturpreis, o primeiro um prêmio de paz alemão com reputação internacional, e o segundo um premio tradicional congratulando a melhor obra da literatura infanto-juvenil.
Desde 1988 um país é convidado a demonstrar a literatura de sua nacionalidade e neste ano, 2008, a Turquia apresenta com o tema central: “Turquia em todas as suas cores”. Já o Brasil realizou apresentação em 1994 e a cada ano ganha destaque no evento, em 2007 participaram 30 editoras brasileiras e neste ano subiu para 43 representantes.
Além da apresentação da literatura turca, neste ano, aconteceram simpósios, eventos de música, dança e teatro, a participação especial do escritor e Prêmio Nobel de Literatura Orhan Pamuk, e acima de tudo, o objetivo principal da feira é a negociação de compra e venda de direitos autorais para reprodução de livros.
E o grande destaque deste ano foram os e-books, ou livros eletrônicos. A principal vantagem do inventivo de Michael Hart, em 1971, é a portabilidade do livro digital.

São facilmente transportados em disquetes, CD-ROOMs, Pen-Drives, cartões de memória. Podem ser lidos por computador, PDAs, e até mesmo por alguns celulares, além de serem transmitidos rapidamente por meio da Internet.
E um dos grandes benefícios dos e-books é a existência de softwares capazes de ler, em tempo real, sem sotaque robotizado e ainda converter a leitura em uma mídia sonora criando áudio-books.
Entre os brasileiros, Ziraldo e Paulo Coelho fizeram questão de marcar presença. Agora é esperar as novidades 2008/2009.

14 comentários:

Unknown disse...

Eu não sabia dessa feira...ainda bem que tem blogs que propagam boas coisas. Bom domingo!!!

Carlos: disse...

Muito bom seu blog, vou aparecer mais vezes por aqui^^

Newdelia disse...

Oiêee!
Nossa, seu blog é excelente. Parabéns pelo trabalho. Espero que me visite sempre que puder. Eu farei o mesmo.
Podemos até fazer um troca-troca. Vá ao Estúrdio e dê uma lida.
Beijos

Anônimo disse...

Obrigada pela visita e comentário no meu blog.
Gostei bastante do seu trabalho.
Boa semana e sucesso para você.
Abraço

Lugirão disse...

Muito interessante essa feira. Já conhecia o evento.

Os livros eletronicos a cada dia ganham mais espaço, parabéns pelo post. bjos

Blog da Mary disse...

Olá amigo,
Vim retribuir a visita e ver as novidades no seu excelente blog.
Apareça sempre que puder.
Um abraço e Boa Noite

Wilmarx disse...

Obrigado pelo convite da enquete. "Lamentavel o desempenho da policia, mas o q esperar?: desequipada, salario de fome, despreparada..."

Bela foto a da feira de Frankfurt!

Yetro disse...

Hola. Buen blog, muy buenas imágenes y textos. Felicitaciones.

Saludos desde Caracas, Venezuela


Yetro

http://resistenciabucarecaracas.blogspot.com/

Anônimo disse...

eu sou o leu leutraix eu imprimi um texto aqui para colar no meu caderno escolar pq achei interessante depois envia seu link para meu e-mail leuleutraix@gmail.com que eu coloco no blog,eu sou o eu leutraix

Fernanda Maria disse...

Ola..agradeço sua visita ao meu blog...quanto a linkar..ultimamente tenho achado mais interessante a nova ferramenta do blogger "seguidores" então sei ainda não tem coloque e me adicione e eu te adiciono tambem ok...
Bjs***

disse...

Vim te agradecer a visita e pedir sua permissão para liká-lo lá em casa.
Seu espaço é exelente e muita credibilidade.
Agradeço suas palavras a mim, mas tenho muito que aprender ainda.
Adorei saber tantas novidades com essa feira e tudo o que aqui li.
Só tem uma coisa, hoje adoro o mundo virtual, mas ainda sou consevadora, gosto de pegar os livro nas mãos, sentir o cheirinho que eles tem, é tão gostoso sentar em uma cadeira bem confortável e ler, ler e ler...
Mas para as crianças e jovens é maravilhoso tudo isso, pelo menos assim eles vão ler mais, pois penso que o fazem muito pouco, principalmente pelo alto preço dos livros no Brasil. Dia desses comprei um livro que considerei extremamente caro, mas valeu, ainda bem que a livraria onde compro dividio em 6 parcelas, demais né???
Apareça sempre as portas lá de casa ficam sempre abertas aos amigos.
Beijos!
Rô!

Jaqueline Amorim disse...

Oi Sebastião, obrigada pela visita e pelos comentários elogiosos ao Super DicaSSS. Vc é uma simpatia e seu blog é de muito bom gosto. Eu tenho um amor incondicional pela Turquia. Já até fiz uma publicação indicando um blog que dá aulas de turco, fico feliz que eventos importantes estejam abrindo espaço para uma país de gente tão bela e cultura tão rica. Adorei seu artigo!!! Beijos e boa semana!!!

LEONARDO SARMENTO disse...

Olá!

Agradecendo a visita e o belo comentário. Esteja sempre a vontade no mosaico, nosso espaço!

www.mosaicodelama.blogspot.com

Namastê!

helio jenné disse...

Olá Sebastião, obrigado pelo convite. Seu blog é muito bom. A Feira de Frankfurt é reconhecidamente a mais importante do mundo no âmbito editorial! Não conheço quase nada sobre a Turquia, mas gostei de saber da presença do Ziraldo e do Paulo Coelho representando o Brasil na feira. Um forte abraço e muito sucesso!