;

sábado, 4 de outubro de 2008

Quem Será? Zico ou Luxa?

Foi-se o tempo em que ser empreendedor exigia a abertura de uma empresa própria. Hoje o empreendedor que consegue aplicar suas competências (Conhecimento, Habilidade e Atitude) no ambiente de trabalho garante ganhos e destaque tanto dentro quanto fora da empresa que se trabalha.
Faltando um dia para iniciar os jogos olímpicos Brasil Empreende realizou uma enquête com o interesse de descobrir quem deveria ser o verdadeiro técnico da seleção brasileira. Com técnicos de perfis variados e até mesmo um estrangeiro, o treinador argentino Carlos Bianchi, finalmente publicamos o resultado.
Com 0% de votos ficaram: Cuca, Parreira e Dorival Junior. Com 5% ficaram: Abel Braga, Dunga, Geninho, Joel Santana, Mano Menezes, Tite e Carlos Bianchi. Com 17% ficaram: Felipão, Leão e Paulo Autuori. Com 22% ficou: Murici Ramalho. Com 33% ficou: Zico. E finalizando com 40% ficou: Vanderlei Luxemburgo.
Ao que pode-se entender Vanderlei Luxemburgo e Zico são os mais cotados. Publicar suas carreiras já foram publicadas na abertura da enquête, então, agora será analisado de um segundo ângulo.
Ser técnico é um trabalho que exige disciplina, dedicação e na maioria das vezes, muito esforço, por isso os times procuram treinadores dispostos a vestir a camisa da equipe, indivíduos que tenham atitudes pró-ativas, bons relacionamentos interpessoais, que entendam o que é um time, que saibam a importância da auto-motivação, do entusiasmo e que busquem a excelência em tudo o que fazem e essas qualidades Zico e Luxa possuem.
Para constituir um excelente treinador é necessária três características que podem ser evidenciada nos dois técnicos:
1º - Ser Empírico - alcançar a inovação por tentativa e erro.
2º - Ser Articulador - juntar idéias e objetivos diferentes, colocando-os em um único caminho. Geralmente profissionais com grande senso de liderança e gestão de pessoas, como presidentes de grandes corporações, têm este perfil. Os técnicos de futebol Felipe Scolari, Carlos Alberto Parreira e Vanderlei Luxemburgo são os melhores exemplos de verdadeiros articuladores, pois conseguem unir pessoas diferentes e trabalhar seus talentos de modo a alcançar um resultado em comum.
3º - Ser Zelador - Obcecado por detalhes, esse profissional dedica atenção máxima e, por isso mesmo, consegue enxergar necessidades antes dos demais e Zico é um exemplo claro desta característica.
Zico pode ser caracterizado pela insistência no aperfeiçoamento, a capacidade de construir, a criatividade para derruba os adversários que passam por seus times e a determinação diante das dificuldades diferenciam suas equipes das demais. Zico foi de extrema importância no esporte do Japão e da seleção japonesa auxiliando na organização da Copa do Mundo realizada no Japão e Coréia do Sul.
E o mais cotado para o cargo, Vanderlei Luxemburgo ou Luxa, demonstra para todos que ele realmente é o melhor treinador brasileiro. Durante sua estadia no santos (2006/2007) Luxemburgo colheu bons frutos rendendo ao treinador grande influência no clube até hoje. E já atualmente, no palmeiras, nem se pode dizer nada. É reconhecível que o time merece vencer o brasileirão e a Sul-Americana 2008.

Vanderlei é muito bom para motivar jogadores ainda não milionários, porém, no passado demonstrou dificuldades em fazer o mesmo com superstars como David Backham, no Real Madrid, e com estrelas da seleção brasileira. Apenas um senso de missão quase militar motiva gente que não precisa mais de "vencer".

Nenhum comentário: