;

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Eleições 2010 - Uma breve diagnosticação

Próximo ano é período de eleição e desde já o assunto repercute como nunca aconteceu. Até o momento Dilma Rousseff, José Serra e Aécio Neves lutam para se lançarem na empreitada à presidência da nação brasileira.
No entanto um improvável empecilho assombra a candidatura dos três políticos citados e outros que possam surgir. Este empecilho conhecido como "Lulismo" criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu na graça do povo e 51% da população pede bis, ou melhor “tris”.
A possibilidade de um terceiro mandato a lula é vista como impossível, afinal, o Brasil é um país em que predomina o presidencialismo puro em que a competição eleitoral é a essência da democracia e um terceiro mandato surge como um golpe
E não é por menos que Lula seja aclamado, afinal, é gigante a auto-promoção realizada para burlar certos problemas (corrupção, crise...). Em 2003, a presidência anunciou em 499 veículos de comunicação; já em 2009 um total de 2.597 foram contemplados nas mais diversas áreas da comunicação (rádios, TV, Internet, blogs).
Em momento algum criticamos o governo realizado por Lula (aprovado pela nação), neste contexto o presidente surpreendeu a maioria, para não dizer a todos.
O polêmico terceiro mandato é visto como um erro, e felizmente incluo-me aos
49% que rejeitam tal idéia. Atualmente o Brasil vive um momento único no que diz respeito a consolidação da democracia, que prevê a alternância de poder, assim, Lula sendo de formação e orientação republicana e estadista deve abrir mão de tal idéia, Lula em momento algum demonstrou interesse mas por via das dúvidas, e atuar como exemplo para uma república federativa democrática brasileira.

Um comentário:

Daniel Savio disse...

Acho que Lula sendo a opção porque os trabalharores tem medo sobre o restante das opções...

Mas vamos ver o que dá...

Fique com Deus, menino.
Um abraço.