;

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson faleceu dia 25 de junho (quinta-feira), aos 50 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos de parada cardíaca. Familiares de Jackson e muitos fãs foram até o hospital prestar homenagens ao cantor.
O cantor estava se preparando fisicamente para a turnê “This Is It”. O excesso de treinos já é apontado, pela mídia americana, como um dos prováveis motivos para o infarto.
Nascido em 29 de agosto de 1958, Jackson começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade. Tornou-se um fenômeno aos 11, à frente do Jackson 5, onde cantava com seus irmãos. Mas a consagração veio com a carreira solo.
Michael foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança conhecidas como Moonwalker.
Jackson foi um dos poucos artistas a entrarem duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem uma série de recordes certificados pelo Guinness(livro dos recordes) - um deles para o álbum Thriller, mais vendido no mundo em todos os tempos; doou milhões de dólares durante toda sua carreira à causas beneficentes através da Dangerous World Tour, entrando no Guinness, como o artista que mais ajudou pessoas no mundo, ajudando mais de 39 organizações.
Faturou 19 Grammys em carreira solo e 6 com The Jacksons e 41 canções chegaram ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 750 milhões de unidades mundialmente. Empresas como Sony registraram marcas de mais de 1 bilhão. Nos últimos anos, foi citado como o homem mais conhecido mundialmente.
Michael Jackson esteve três vezes no Brasil. Em Setembro de 1974, com apenas 16 anos, com os Jackson 5; em Outubro de 1993 fez dois shows no Morumbi, em São Paulo; em 1996 esteve novamente no Brasil para gravar um clipe da música They Don't Care About Us, na Favela Santa Marta do Rio de Janeiro e no Pelourinho, em Salvador gravando com o Olodum.
No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido a um suposto vitiligo, geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública.
Em 1993 foi acusado de abuso de crianças, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Depois, casou-se três vezes e foi pai de três filhos, Todos os quais geraram controvérsia do público. O cantor teve experiências com crises de saúde desde o início dos anos 90 e sofreu também comentários sobre sua situação financeira. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.
Michael preparava “This Is It” uma série de 50 concertos que teria início em 13 de Julho de 2009, na O2 Arena, em Londres, para a comemorar seus 50 anos de idade. Os ingressos deste concertos foram vendidos em poucos minutos quando anunciados. Os shows seriam suas primeiras aparições significantes desde 1997.
Michael Jackson partiu como de costume totalmente discreto, sem nenhuma fortuna, mas deixando para sempre uma legião de ídolos que almejavam ver um show do artista uma última vez. Mrs. Jackson sempre sentiremos falta de seus shows quer seja dentro ou fora de palco. Nossa humilde homenagem a você.

Nenhum comentário: