;

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Futebol: Entre tapas e beijos

A vida de um treinador não é mole não! Um dia ganham troféus e no outro um bom pontapé no traseiro. No Brasil, o país do futebol, a exigência e carga sobre os treinadores é mais pesada do que em qualquer lugar.
Um bom exemplo é a campanha do time inglês Arsenal do Treinador francês Arsene Wenger que está desde 1996 no cargo e a três anos sem ganhar nenhum título. Já por aqui treinadores com campanhas gloriosas no primeiro deslize ganham como reconhecimento a demissão. Ninguem melhor para exemplificar esse fato do que Muricy Ramalho que após três títulos brasileiros consecutivos é demitido por começar o ano de pé esquerdo; outro exemplo é o experiente Vanderlei Luxemburgo.
Do outro lado estão os que vivem, no atual momento, em plena felicidade e comemoração, que o diga Mano Menezes e Dunga.
Dunga que estreou como treinador direto na seleção, e que vinha sendo muito criticado por isso, aprendeu muito com toda sua comissão técnica e desfruta de uma tranquilidade jamais vista. Das três últimas competições (Copa América, Jogos Olímpicos e Copa das confederações) perdeu apenas os Jogos Olímpicos de Pequim.
O treinador conseguiu mudar a cara da seleção criando um conjunto unido, diferente de 2006, com caras novas e comprometidas (dos que permanecem na seleção da era Parreira apenas Robinho vem abaixo do esperado) e provavelmente deve continuar no cargo em 2010, afinal Dunga conseguiu trazer de volta o prazer do brasileiro de assistir aos jogos de sua seleção.
E Mano Menezes que chegou de mansinho para apenas retirar o Corinthians da segundona em 2008 e mostra que está bem acima das expectativas da diretoria. Trouxe o time à elite do futebol e neste 2009 vem arrasando meio mundo com seu grupo de jogadores.
O gaucho que foi eleito o 4o. Melhor do mundo recentemente venceu o campeonato Paulista e acaba de sagrar-se campeão da Copa do Brasil e o time já tem vaga garantida na Libertadores 2010. O treinador, se conseguir manter o bom desempenho, deverá ter um time “Galáctico Brasileiro” para 2010, ano do centenário, com jogadores como: Zé Roberto (em negociação), Edu (em negociação), Deco (apesar de a negociação ser bem complicada o portugues que joga no Chelsea afirmou no programa altas horas que tem interessse em voltar para o time que o formou, Corinthians); os grandes que já estão no time: Ronaldo (está prorrogando seu contrato até junho de 2010), Chicão (um dos melhores zagueiros e batedores de falta do país), Felipe (o goleiro salvador do timão) entre outros; e outras novidades que possivelmente poderão chegar ao time.
Realmente o futebol brasileiro é uma caixinha de surpresas bem mais emocionante do que em outros lugares e os treinadores que se preparem para sobreviver, pois aqui tem de molhar a camisa.

Um comentário:

Saulo Maciel disse...

Olá Sebastião!

Seu blog está ditando tendências... ontem vi uma reportagem na Band, salvo engano, falando exatamente sobre a vida dura dos técnicos de futebol. Parabéns pelo post!

Forte abraço,

Saulo Maciel
Visite: www.saulomaciel.com.br
Siga-me no Twitter: @saulomaciel