;

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Plano Real: 15 anos

Dia 27 de fevereiro de 1994 o então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso lançava o Plano Real, mais uma das tantas tentativas eloqüentes de controlar a desenfreada crise que assolava o país.
Era um Brasil que sofria na calada da noite, da noite para o dia as despesas triplicavam, nada tinha valor exato. Era da noite para o dia, também, que pacotes econômicos eram lançados, mas sem nenhum resultado promissor.
Todos torciam para que o país conseguisse emplacar uma moeda que desse certo, porém, até então foram apenas tentativas sem nenhum sucesso. Fernando Henrique Cardoso juntamente com o Presidente da República, Itamar Franco, após horas, dias, semanas de estudo lançavam o Plano Real um tiro no escuro que acabaria acertando o seu alvo, a estabilidade econômica.
Este ano o Plano Real completou 15 anos e jamais poderia ser esquecido como o grande marco que deu início a uma era bem-sucedida no Brasil.
O Plano Real não foi apenas a troca de moeda, mas também, o início de um processo que levou o Brasil a ser referência de valor estando hoje entre as grandes economias mundiais.
Se hoje pacotes econômicos e outros projetos dão certo e se a crise para nós chega como muitos dizem “uma marolinha” é graças ao Real.

Nenhum comentário: