;

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Guerra Política acirra disputa entre Brasil e Argentina

É evidente que Brasil e Argentina sempre tiveram richas quentes entre si nos esportes e um desejo de superação sobre o outro. No entanto, os dois países sempre foram bons parceiros de negociação quer seja em razão do Mercosul, quer seja pela viabilidade da negociação.
Tudo vinha as mil maravilhas até a atual Presidente da República da Argentina, Cristina Kirchner, resolver criar barreiras comerciais que impedem e dificultam a importação de produtos brasileiros. Não bastasse tal barreira a presidente decidiu que caso conseguisse eleger maioria no congresso na última eleição (28/06/2009) adotaria novas medidas de negociação com o Brasil.
A nova medida exigiria que a cada quantidade de produtos comprados pela Argentina o Brasil deveria comprar mesmo valor do país, o que seria uma suposta forma de barrar o expansionismo brasileiro no país que vem crescendo cada vez mais. Felizmente Kirchner e seus aliados sofreram grande derrota nas eleições tornando-se minoria no congresso diminuindo consideravelmente o poder da presidente.
Logo após as barreiras criadas pela nação argentina o Brasil impôs parreiras à entrada de produtos argentinos no país como forma de retaliação as atitudes dos vizinhos, ação essa que pode debilitar muito a já enfraquecida Argentina em razão de ser uma das mais atingidas com a Crise Econômica Mundial.
Com a tomada de poder dos oposicionistas de Kirchner no congresso é esperado que todo esse mal entendido se desfaça rapidamente afinal a cadeia produtiva dos dois países se fortalecem muito desde que haja integração com parcerias bilaterais.

4 comentários:

Clóvis Telles disse...

Prezado Amigo,
Fiquei muito feliz com sua visita e com seus comentários. Muito Obrigado.
Em retribuição a sua visita, passei aqui em seu blog e me surpreendi... é melhor do que eu esperava. Meus Parabéns.
Sem pedir a devida licença, eu coloquei um link de seu blog no meu site, na secção "SITES PARCEIROS". Espero que concorde, caso não ache legal, me informe que retiro imediatamente ok?
Amigo, fique com Deus, que ele cubra vc e os seus com muita SAÚDE, PAZ, AMOR, TRABALHO "end" SUCESSO!!!
Mais uma vez, parabéns!!
Atenciosamente,
Dr. Clóvis Telles.

jverdi disse...

Obrigado pela visita a meu blog.

Acredito que nessa guerra comercial entre Brasil e Argentina, claro que os 2 perdem. Mas acho que o país de Peron, outrora promissor, é que vai sofrer mais com isso.

Já está numa crise econômica há décadas. E recentemente perdeu 50% do turismo por conta da epidemia da gripe suína.

As vezes penso que essas sansões contra o Brasil tem mais haver com a rixa regional, do que por interesses comerciais.

Um grande abraço.

mfm disse...

Vi o seu blogue e gostei vou passar a visitá-lo.

Carlos Sério disse...

Obrigado pela visita e comentário.
Os temas actuais do seu Blog são muito interessantes.
Ruy