;

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Potências Mundiais deixam crise... com exceções

Com seus 27 países associados a União Européia afirmou última semana que também deixou a área de perigo da crise econômica mundial. Segundo dados do Eurostat, Gabinete de Estatísticas da União Européia, o bloco econômico cresceu dois décimos no último trimestre (Julho-Setembro) confirmando que a pior crise das últimas décadas está ficando para trás.
Os Estados Unidos também afirmam que a economia norte-americana superou com êxito a recessão, neste sentido, a segunda maior potência mundial, o Japão, declarou nesta segunda-feira, 16, que a crise agora é coisa do passado. O PIB nipônico cresceu 1,2% no último trimestre, o segundo avanço consecutivo.
Porém um dos grandes da União Européia continua com problemas financeiros. A Espanha é a única potência econômica mundial que segue com baixas, de 0,3%, e um dos três países do bloco que seguem na recessão, juntamente com Grécia (-0,3%) e Chipre (-1,4%).
Apesar de continuar na crise a economia espanhola dá sinais de recuperação, pois este declínio é o mais baixo desde que o país entrou em dificuldades financeiras. Fontes do governo afirmam que no início do próximo ano o país voltara a crescer, porem outras não.
Enquanto isso, as grandes potências do continente, Alemanha e França, já alcançam dois trimestes consecutivos com crescimento. A Itália, outro grande na região, voltou a crescer logo no segundo trimestre do ano (Abril-Junho) após cinco trimestres em queda.
Por fim, a única grande potência européia que segue na crise junto à Espanha é o Reino Unido. O país, que não faz parte da eurozona, retrocedeu 0,4% no penúltimo trimestre do ano. E quanta coincidência, os dois países são administrados por reis e rainhas até hoje... Excelentíssimos Sr. Juan Carlos e Sra. Elizabeth II, mais intimamente meus caros setentões e oitentões (respectivamente), é bom segurar a coroa porque ela esta tombando...

Um comentário:

Publicidade Esportiva disse...

Essa crise financeira afetou desde os pequenos até os grandes...

Naum creio que tenha passado totalmente...

Aki no Brasil eu vejo isso pela situação dos empregos n terem voltado ainda a aparecer e isso se comprovou quando 28 mestrandos se inscreveram no concurso pra Gari no RJ. Sendo que o requesito era ensino fundamental... Foda...

Abraçosssss