;

sábado, 14 de novembro de 2009

Rússia traça plano para voltar a ser Potência Mundial

O presidente Dimitri Medvedev afirmou esta semana (12-11) a necessidade de a Rússia superar o ‘atraso crônico’ e ‘se modernizar radicalmente’ se quiser realmente voltar a ser uma potência mundial.
De acordo com Medvedev o país já não pode mais descansar sobre os tempos soviéticos (URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). ‘Em lugar de uma sociedade arcaica, na qual o dirigente regula e estabelece tudo, há que dar um passo a uma sociedade baseada na inteligência, na liberdade dos homens e suas responsabilidades’ disse o mandatário russo durante o discurso.
Em seu segundo informe sobre o estado do país o chefe do Kremlin, Medvedev, (parlamento) criticou novamente a escassa competitividade da economia russa, assim como a elevada dependência do petróleo e do gás. Alem disso, anunciou uma modernização do país cujo ponto central será a energia atômica e o desenvolvimento da investigação espacial, assim como de tecnologia de informação.
Medvedev também fez um lamento sobre a natureza, solicitando uma atitude mais positiva com o meio ambiente e ao desenvolvimento de novas fontes alternativas de energia.
Oposicionistas de Medvedev acreditam que centrar no objetivo de agregar novas tecnologias e à realidade virtual seja uma forma de escapar das difíceis decisões que o país necessita com urgência. Para re-fortificar o país é necessário que se ponha em curso reformas estruturais e autenticamente modernizadoras que são almejadas pelos setores da elite que esperam a democracia ocidental surja na Rússia.

Nenhum comentário: