;

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Amazônia em crise por Mudança Climática

O Brasil possui um total de 23% da água potável do planeta, no entanto sofre com um processo de mudanças em seus rios nos últimos seis meses, processo bem maior que nos últimos 100 anos.
“A Amazônia é considerada o pulmão do mundo, mas está em uma situação alarmante, tanto nas inundações como na seca”, registrou a Companhia de Investigações de Recursos Minerais (CPRM) do serviço geológico do Brasil no relatório deste semestre sobre a região.
Para especialistas não se trata dos efeitos de ‘El Niño’, e sim das mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta. Um exemplo claro é que em junho passado o rio Negro alcançou uma altura de 15,89 metros, a quinta maior dos últimos 100 anos e a cota mínima de segurança é de 16 metros.
As subidas dos níveis dos rios amazônicos em junho deixaram mais de 100.000 pessoas desabrigadas em 55 dos 62 municípios da região e em menos de seis meses depois a região está sofrendo por uma terrível seca.
O principal temor de estudiosos é que segundo suas pesquisas se o clima continuar mudando alguns efeitos continuarão a acontecer em volta do globo, tais como, transbordamento dos rios da Amazônia e fortes secas consecutivas. A cada mês a destruição de milhares de kms quadrados de selva o que agrava mais ainda a situação, quando o governo fala que o desflorestamento amazônico diminuiu, isto significa que destruíram apenas alguns quilômetros a menos, porém a destruição continua.

Um comentário:

QUÍMICA CONTEMPORÂNEA disse...

muito boa a reportagem, só queria se me permitisse ressaltar um erro. A amazônia não é o pulmao do mundo, o pulmao do mundo são as algas, pois a amazonia consome o oxigenio produzido por ela.