;

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Chile dá oportunidade para multimilionário governar o país

“Há algum chileno em classe?", perguntou um professor de Harvard no primeiro dia de curso. O aluno que respondeu afirmativamente não tinha nem idéia do que queria o mestre. E prontamente soube: “ocorreu um golpe de Estado em seu país", explicou o docente. Era 11 de setembro de 1973 e Sebastián Piñera deixou a classe sem saber o que fazer. Sem Internet,nem noticiários 24 horas, só dados desconexos. Piñera tomou então uma decisão: telefonou ao Chile e pediu a sua noiva, Cecilia Morel, em casamento. Seguidamente se casaram e ela saiu do Chile com destino aos Estados Unidos.
Oportunidade é uma palavra constante na vida deste empresário e político de 60 anos que dia 11 de março tomará posse da presidência do Chile, o primeiro da direita desde 1958. “Dêem me uma oportunidade” este foi um dos excessivos jargões utilizados por Piñera e que lhe renderam a cadeira de mandatário nacional chileno, finalizando com um célebre discurso, também surrado: A vida é composta de oportunidades e o importante é saber aproveitá-las.
Durante toda sua vida Piñera optou por tomar decisões que para muitos era loucura, por exemplo, logo aos 31 anos, já era gerente geral do banco Citicorp (filial estadounidense) transformando a empresa em um importante banco de investimentos. Em 1994 entrou na Linha Aérea Nacional (LAN), companhia que controlaria totalmente em pouco tempo, com filiais no Peru, Equador e Argentina, sendo maior operadora de vôos domésticos da região.
Após uma escalada profissional ininterrupta conseguiu acumular uma grande fortuna. Só sua participação na LAN está avaliada em mais de 1 bilhão e meio de dólares e ainda possui canais de televisão, equipes de futebol. É considerado impulsivo e persistente, e contará com a oportunidade de mudar o Chile, uma vez que toda a iniciativa legislativa não é responsabilidade do Congresso e sim do Presidente.
Para muitos Piñera será a grande reforma pendente da democracia pós-ditadura de Augusto Pinochet. Neste sentido, Piñera anunciou que manterá um governo unido oferecendo cadeiras aos membros do partido Concertacion (partido derrotado) para que juntos possam tirar do papel políticas de Estado urgentes.
Apesar de estar sempre sorrindo e de bom humor Piñera têm de se explicar constantemente por seu comportamento. Entre eles estão: o uso indevido de informação privilegiada na compra de ações, em que deverá vendê-las em 50 dias se quiser tomar posse; encontra-se submerso em processos de transferência de gestão de seus negócios.
Ditadura no Chile é coisa do passado, principalmente após a morte do ditador Pinochet em 2006, o país se converteu em uma forte democracia e a modernização caminha a passos rápidos e contara com o político para direcionar este progresso. No entanto, Piñera não dispõe de muito tempo para efetuar grandes mudanças no Chile uma vez que a Constituição chilena estabelece mandato de quatro anos e sem reeleição, o que na prática se reduzem a dois anos e meio, pois em um ano e meio o país se concentra na eleição seguinte. Muitos políticos defendem o regime de reeleição para um segundo mandato, porém ninguém quer propor em público um sistema comum na América do Sul e que para alguns indica por em risco a democracia nacional.

Nenhum comentário: