;

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Poderia J.K. Rowling ser um Plágio?

Após anos de bonança parece que a famosa escritora Joanne Kathleen Rowling volta a viver a realidade. Desde o lançamento, em 1997, a saga do jovem mago ganhou popularidade e sucesso comercial no mundo todo. Com um total de sete livros publicados, a série já vendeu 490 milhões de exemplares mundialmente. Graças ao grande sucesso dos livros, Rowling tornou-se a mulher mais rica na história da literatura. No entanto, as primeiras seqüelas da saga multimilionária Harry Potter começam a aparecer. Harry Potter é acusado por plágio pelos herdeiros de um homem de negócios australiano chamado Adrian Jacobs.
O motivo da acusação é um livro publicado em 1987 e nomeado ‘as aventuras de Willy o Mago’. Um livro que segundo os herdeiros de Jacobs introduz conceitos e temas como: Prisões de magos, hospitais de magos e colégios de magos que Rowling, supostamente, teria descoberto e começado a explorar depois de uma década.
A coincidência seria irrelevante se Rowling e Jacobs não fossem agenciados pela mesma pessoa: Christopher Little, homem que hoje administra a marca do jovem mago em
todo o mundo e que já trabalhava para Rowling quando foi publicado o 4º livro 'Harry Potter e o Cálice de fogo', o livro em que se centra a demanda.
Jacobs não era um escritor e sim um advogado e um homem de negócios que perdeu sua fortuna na crise da bolsa de valores em 1987. Publicou seu livro por incentivo de seus amigos, aos que gostavam de contar as histórias do menino mago. Ele sozinho, sem a ajuda de nenhuma editora. E vendeu apenas 5.000 exemplares. Morreu arruinado em um hospício australiano.
Em junho do ano passado, as acusações chegaram aos ouvidos da editora britânica Bloomsbury, que publica os livros de Harry Potter na língua inglesa. Um porta-voz dfiniu os rumores como ‘infundados, falsos e sem sustância’ e disse que os herdeiros de Jacobs eram incapazes de identificar uma so passagem de plagio nos sete volumes de Harry Potter. Umas palavras que não desanimaram os herdeiros de Jacobs, que propõem apresentar também acusações contra os filmes de Harry Potter e contra o parque temático sobre o menino mago.

Nenhum comentário: