;

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Série: Seleções Rumo à África

Uma nova mentalidade
Com Marcelo Bielsa como condutor, o Chile volta a uma Copa após doze anos. O técnico argentino mudou a forma de pensar dos jogadores que até então insinuavam mais do que podiam fazer.
Desde que Bielsa tomou posse do time chileno uma revolução aconteceu dentro da seleção nacional. O treinador exigiu que o Complexo Desportivo Juan Pinto Duran fosse totalmente modernizado, e exigiu que o conselho nacional de futebol iniciasse um processo de mudança na conduta dos jogadores.
Em campo, Bielsa implantou uma formação clara: 3-3-1-3, o esquema preferido do treinador. O único time a manter uma identidade homogênea nas Eliminatórias da Copa do Mundo. E o trabalho produziu resultados galgando de menor para maior. A seleção obteve o melhor rendimento como visitante nas Eliminatórias. Ganhou do Peru depois de 20 anos e pela primeira vez conseguiu superar a Colômbia.
A confirmação de Chupete Suazo como goleador, a técnica de Matias Fernández para armar e a segurança do goleiro Bravo foram agregando vitalidade para o Chile conseguir uma das vagas a África do Sul. Bielsa chegou apenas para ser técnico mas muitos já propuseram ao treinador a candidatura a presidência chilena. "Iremos ao Mundial jogar de igual a igual contra quem vier", disse o argentino e ninguém deve duvidar da capacidade chilena.

Nenhum comentário: