;

sexta-feira, 19 de março de 2010

E agora José?... ou melhor.. E agora Lula?

Lula se prepara para encerrar seus dois mandatos presidenciais brevemente. O mandatário brasileiro durante os últimos oito anos passou por fases ruins como por fases agradáveis. Amado pelas classes menos favorecidas, pelos seus programas de benefícios, como Minha casa minha vida, Lula caiu nas graças da nação brasileira e sobrevive ccom mais de 80% de aprovação.
No entanto, o que será de Lula após o dia 31 de Dezembro? Muito se questiona se o presidente conseguirá um cargo dentro do Governo de qualquer um dos presidentes que possam lhe suceder. Lula, de formação neoliberal, não é adepto à forma de governo exigida pelo PT, estadista, então após o desgastante período que teve ligação com o partido deverá acabar de ruir com o fim de seu mandato. O partido de José Serra é opositor a Lula, então certamente não haverá espaço para o brasileiro.
Se por um lado dentro do país não há espaço para Lula, por outro graças a influência que o presidente conseguiu impor
sobre outras nações, sendo eleito até mesmo o homem do ano por algumas revistas internacionais, cargos é que não lhe faltarão.
A principal indicação à Lula é tornar-se Secretário-Geral da Onu. A indicação foi feita já a algum tempo pelo presidente francês Nicolás Sarkozy e volta a ser mencionada durante a visita de lula pelo Oriente Médio.
O porta-voz do presidente palestino, Mahmoud Abbas (foto), disse que o presidente Lula é visto como um irmão, pois é um homem de paz e de diálogo e sabe negociar de maneira inteligente e admirável, afirmando serem palavras do próprio presidente Abbas.
O primeiro-ministro palestino, Salam Fayad, afirmou concordar com a possibilidade de Lula se tornar secretário-geral da ONU. Seria bem aproveitado Lula no comando da organização mais influente do mundo? Opine...

Nenhum comentário: